NAVEGUE PELO BLOGUE

11 de outubro de 2009

1º Encontro do Ermo



Decorreu no passado sábado 10 de Outubro o 1º Encontro do Ermo na Casa do Ermo, freguesia de Paços.

Neste 1º Encontro mais de uma centena de participantes, oriundos de diversos locais, sobretudo do Norte de Portugal, tiveram oportunidade de ouvir três comunicações em torno de José Cardoso Vieira de Castro, figura incontornável da história contemporânea de Fafe.

Artur Ferreira Coimbra falou da vida e obra de Vieira de Castro, fazendo um retrato muito completo da personalidade fafense.

José Maria de Almeida Garret foi o visado na comunicação de José Manuel Martins Ferreira. "O Bom Vilão" foi o subtítulo da comunicação.

Em torno de Henriqueta Couceiro, amante de Vieira de Castro, andou Manuel Tavares Teles que esmiuçou a vida da malfadada figura.

Lourenço Castro, actual proprietário da Casa do Ermo, abriu a sessão, fazendo os agradecimentos e votando à continuidade do Encontro.

Antero Barbosa, vereador da Cultura do Município de Fafe, usou também da palavra referindo-se à inesperada afluência de público garantindo que a Câmara Municipal continuará a apoiar futuras edições do Encontro do Ermo.

Nelson de Quinhones garantiu um momento musical interpretando a peça para piano "Souvenirs de Fafe", da autoria de Arthur Napoleão a qual dedicou ao Comendador Albino de Oliveira Guimarães, grande amigo de José Cardoso Vieira de Castro

No final a secção de Jogo do Pau da Sociedade de Recreio Cepanense deliciou o público presente com a sua enérgica exibição.

Sem comentários: