NAVEGUE PELO BLOGUE

23 de abril de 2010

TEATRO-CINEMA A UM ANO DA REABERTURA



Em 25 de Abril de 2009 Fafe assistiu à tão aguardada reabertura do Teatro-Cinema. Após aturadas obras de restauro e remodelação de todo aquele edifício que já ameaçava ruína.
Esta intervenção, integralmente paga pelo Município de Fafe, foi alvo de elogios dentro e fora do país, localmente muito poucos não se sentirão orgulhosos por reaver a sala emblemática com mais de um século de história; lembre-se que Fafe já tinha Teatro em finais do século XIX que depois foi remodelado e melhorado para ser inaugurado em 1924.
O Teatro-Cinema fez parte da vida social dos fafenses que durante décadas ali assistiram a grandes espectáculos, requintados bailes e até a manifestações clandestinas da resistência ao regime fascista. Nos últimos anos, até ao seu encerramento nos anos 80, a sala era quase exclusivamente utilizada para cinema. Muitas foram as películas ali apresentadas que fizeram as delícias do público fafense que frequentava as sessões.
A belíssima sala de arquitectura exuberante sem paralelo na região ficava envelhecida e acabou por encerrar as suas portas, por ordem da Direcção Geral dos Espectáculos, nos inícios dos anos 80 do século passado.
O velho edifício ficou assim abandonado e quase que era “executado” não fora a forte influência de um movimento de cidadãos liderado por Miguel Monteiro, que não queria ver destruir a “Jóia da Coroa” do Património Histórico da cidade.
A dada altura o Teatro-Cinema passou a ser “bandeira eleitoralista” e durante vários anos o executivo camarário realizou negociações com vista à aquisição do imóvel o que veio a acontecer em 2001 pela quantia de meio milhão de contos.
Estava assim salvaguardada a conservação do Teatro-Cinema que viria a ser intervencionado ao longo do ano de 2008 com obras de recuperação e requalificação adjudicadas pelo valor de 4.175.111,89 Euros.
Finalmente, no dia 25 de Abril de 2009, para satisfação e orgulho dos fafenses, a velha sala recuperada abria de novo as suas portas para continuar o seu destino de palco privilegiado da Cultura em Fafe.
Durante este primeiro ano de vida da nova Era do Teatro local foram apresentados dezenas de espectáculos, variados e para todos os gostos; produções teatrais, música de géneros distintos, dança, magia, stand up comedy entre outros, garantiram uma programação cultural sem precedentes nesta cidade.


Sem comentários: