NAVEGUE PELO BLOGUE

21 de maio de 2010

"AS CORRIDAS DOS 17 DE MAIO"

17 de Maio em Fafe é sinónimo de “Corrida”. É assim há muitos anos. Não se conhece qual a origem desta tradição mas, certamente vêm de muito longe.

Todos os anos uma multidão de residentes e forasteiros assistem a esta manifestação que faz o encerramento das Feiras Francas de Maio.

Apesar de só conhecer esta prática há três décadas, já assisti a estas célebres corridas em quatro locais distintos: na Praça 25 de Abril, em terrenos do Parque da Cidade, na Avenida 5 de Outubro e mais recentemente na artéria junto ao Pavilhão Multiusos.

Provavelmente não são os locais que alteram a âmago desta tradição, contudo tenho notado que ao longo destes trinta anos as “Corridas dos 17” têm vindo a perder a emoção de outros tempos.

As regras são agora mais rigorosas e o despique entre cavaleiros não dá lugar às picardias de outrora com o público a vibrar intensamente no meio de constantes “invasões” de pista.

Mudam-se os tempos alteram-se os costumes, para melhor ou pior? Isso vou deixar ao critério dos caros leitores.

Entretanto fica aqui um pequeno testemunho audiovisual de uma tradição que se vai mantendo e acredito esteja para durar.


Corridas dos 17 de Maio em 1993

Sem comentários: