NAVEGUE PELO BLOGUE

23 de maio de 2010

FIGUEIRÓ DE ABOIM UMA ALDEIA ABANDONADA




É sabido que o lugar de Figueiró, da Freguesia de Aboim, já existia no séc. XVIII. Desconhecesse a data da sua fundação, todavia parece ser uma continuidade da ocupação humana, naquela área, após o abandono de uma outra aldeia de cronologia mais recuada que se designava Figueiró do Monte. Desta pequena aldeia restam alguns vestígios perceptíveis à superfície. Seria útil fazer o estudo desses restos materiais que provavelmente atestariam um habitat medieval ou até anterior.
Figueiró que outrora foi uma aldeia próspera é hoje uma visão desmantelada que mesmo assim continua a manter quadros de rara beleza e uma envolvente de ruralidade quase fossilizada que nos leva a imaginar férteis campos de milho, centeio e numeroso gado “grande e pequeno” em fartas pastagens.
Duas habitantes apenas continuam resistentes à completa desertificação do lugar, são elas que ainda dão vida a uma aldeia agonizante à espera de uma intervenção condigna que lhe devolva outros ocupantes e outras actividades naquele oásis natural de rara beleza.




Veja brevemente a reportagem na CORREIO TV

Sem comentários: