NAVEGUE PELO BLOGUE

8 de maio de 2010

“O PINTOR DOS PÉS” EXPÕE PELA PRIMEIRA VEZ EM FAFE

A Galeria da Casa Municipal de Cultura apresenta uma mostra de pintura da autoria do artista Nuno Castelo. A exposição foi inaugurada na passada sexta feira 30 de Maio, com a presença de numeroso público, familiares e amigos que quiseram acompanhar o “Pintor dos Pés” nesta sua primeira demonstração pública em Fafe e no Minho.
Nuno Filipe da Silva Costa com o pseudónimo Nuno Castelo é natural de Luanda/Angola onde nasceu em 1971.

A descolonização obrigou o regresso a Portugal Continental em 1974 quando o pequeno Nuno tinha apenas 3 anos de idade.
O primeiro “poiso” da família Costa foi Mirandela, terra natal da mãe do Nuno que durante 12 anos viveu naquela cidade transmontana.
Ainda em Trás-os-montes foi em Vila Real, terra natal de seu pai, que Nuno Filipe concluiu o curso de professor do ensino básico do 1º Ciclo. Seguiu-se uma licenciatura em Educação Visual e Tecnológica pela Escola Jean Piaget/Nordeste.
Actualmente Nuno Castelo frequenta o segundo ano do Mestrado em Cultura Portuguesa na Universidade de Trás os Montes e Alto Douro.
Pintor, Escritor e Ilustrador, o artista procura a “essência das coisas, dos objectos das pessoas e das novas realidades pictóricas”.

Na escrita como na pintura, Nuno Castelo descodifica a “intemporalidade do infinito metafísico, onde o expressionismo simbólico é uma constante”
Em declarações ao Jornal Correio de Fafe Nuno Castelo diz ser esta uma exposição “rural com uma visão expressionista com um pouco de surrealismo”.
“Inconvencionalismo angular” é para este artista “diferentes maneiras de tratar a realidade de todos os ângulos possíveis e imaginários”.
Não sendo uma mostra temática o visitante apercebe-se com facilidade do fascínio do artista pelo mundo do Douro vinhateiro com cenas rurais e paisagens singelamente recriadas onde não faltam os constantes “exageros dimensionais” sobretudo nas mãos e nos pés de figuras quase caricaturadas, por vezes “engarrafadas” que tornam a Arte de Nuno Castelo única no seu género e original na suas representações pictóricas, quase sempre utilizando cores vivas que nos estimulam o espírito.
Conheça de perto a obra de Nuno Castelo, na Casa Municipal de Cultura até ao próximo dia 21 de Maio.

Publicado também no jornal "Correio de Fafe" 7 de Maio

1 comentário:

Anónimo disse...

O movimento "inconvencionalista angular" já é um fenómeno global!!!

MAC.