NAVEGUE PELO BLOGUE

30 de junho de 2010

MUNICÍPIO COMEMORA 1º CENTENÁRO DA REPÚBLICA




Comemorações do Centenário da República
Programa de Actividades


Biblioteca Municipal

Escrever para mudar o mundo
Fafe em 1910, destaque do mês
Os livros e a República

Escrever para mudar o mundo
Ciclo de conferências: convidados a virem à Biblioteca escritores e jornalistas apresentando a sua obra à luz dos valores republicanos da Igualdade, Liberdade, Justiça e Dignidade da Pessoa.

Fafe em 1910, destaque do mês
Fafe em 1910: Impressão dos destaques dos jornais em dois formatos: painel e exemplar em papel (2000 exemplares) a publicar na página da Câmara para download. Distribuição por mail.

Os livros e a República
Destaque Mensal: Destaque na estante da República de obras que evidenciem a implantação da República. Recolher de alguns convidados (professores, autores, políticos) testemunhos sobre essas obras a publicar no Blog das comemorações.

Arquivo Municipal

Publicação da Acta de tomada de posse da 1ª República em Fac-simile
As instituições de utilidade pública no decurso da 1ª República


Casa da Cultura

Curso Livre de História Local
Rostos & Lugares da 1ª República

Curso livre de História Local
Módulo sobre a 1ª República
Apresentação dos trabalhos publicados nas separatas do Arquivo Municipal.
Major Miguel Ferreira – Artur Coimbra
Maximino de Matos – Artur Coimbra
1ª Republica – Daniel Bastos

Rostos e Lugares da 1ª República
Retratos de época: Reunir retratos de lugares e rostos de cidadãos fafenses da 1ª República.


Museu da Imprensa

As publicações da 1ª República
Ideias & Sociedade

As publicações e a publicidade da 1ª República em Fafe
Cubos ilustrativos: Cubos onde se mostram as publicações (jornais e revistas) da 1ª República em Fafe, bem como a publicidade da época (comércio e indústria) dedicados à itinerância pelas escolas do Concelho e exposição na Biblioteca Municipal

Ideias e Sociedade na 1ª República

Almanaque Ilustrado de Fafe -2010
Criação de uma publicação, como se fosse o Almanaque Ilustrado de Fafe, com informação retirada dos Almanaques sobre as ideias políticas e os hábitos de lazer e cultura dos fafenses, bem como a publicidade. Selecção do melhor que foi publicado nos almanaques do período da 1ª República. O Almanaque de 2010 com textos evocativos ao Centenário da República e de homenagem a Artur Pinto Bastos.



Museu das Migrações e das Comunidade Portuguesas

A Emigração fafense na 1ª República
Separata do Museu: O museu publica uma separata com texto e imagem sobre esta temática. Convidada: Prof. Doutora Maria Beatriz Rocha Trindade.


Sector da Juventude
Juventude 2010

Participação política dos jovens fafenses
100 Anos após a implantação da República

Juventude 2010: 100 anos, 100 ideias para participar
Participação política dos jovens fafenses

100 Anos após a implantação da República.
Encontro de jovens e decisores políticos em torno das temáticas de desenvolvimento local.
Produção de um documento que reflicta os anseios e perspectivas dos jovens fafenses sobre as mais importantes áreas de desenvolvimento local.


Sector do Desporto

Igualdade de género
Desporto no Feminino

- Desporto no feminino – Correr à descoberta da República
- Desporto no feminino – O desporto fafense no feminino
- Passado e futuro: Conferência sobre a História e os desafios das desportistas fafenses. Co-organizar com o IDP, a Associação Portuguesa de Mulheres no Desporto, a Rede para a Igualdade de Género e as Associações locais

Correr à procura da 1ª República
Prova de Atletismo: Os atletas devem percorrer uma área da cidade onde constam informações sobre os valores da 1ª República, as Obras e as suas personalidades. Uma espécie de peddypaperem busca de informação sobre a efeméride.


Educação

Assembleia dos Jovens Munícipes
Concurso Imagens da República

Assembleia dos Jovens Munícipes
Implantação da República como temática central
A habitual sessão da Assembleia de Jovens Munícipes na sua parte temática dedica as intervenções aos valores republicanos e á implantação do novo regime político.

Imagens da 1ª República

Concurso para melhor desenho e melhor caracterização
Os Alunos dos vários ciclos são convidados a desenharem em torno desta temática, assim como a participarem numa mostra/desfile sobre as personagens locais e nacionais da 1ª República.

1 comentário:

Anónimo disse...

Festas do concelho de fafe 2010

O programa já foi apresentado de pode-se afirmar que os espectáculos musicais estão à altura das festas e a tradição está salvaguardada, realçando os grandes espectáculos nomeadamente o do dia 09 (sexta-feira), com o grandioso espectáculo denominado “Noites de Músicas do Mundo” com a presença de dois grupos que farão uma mostra de musica universal, terminando com a grandiosa e já tradicional noite de Fados.
Destaque para o dia 10 com o Concerto Musical pelo Grupo “Corvos” e o espectáculo de pirotecnia “Águas Dançantes”, um verdadeiro hino à imaginação e graciosidade. De igual modo, destaque para o Festival de Folclore de Fafe que vai decorrer na Praça Mártires do Fascismo.
Mas, o grande momento das festas é sem dúvida a procissão de Nª. Sª. de Antime, no dia 11, que continua a atrair muitas dezenas de milhares de fiéis provenientes de todo o país e a verdadeira essência das festas.
A actuação das Bandas de Golães e Revelhe (em despique) e o espectáculo de Mafalda Veiga serão, igualmente, momentos altos das festas agendados para o dia 11.
As festas encerram na noite do dia 12 de Julho com a Marcha Luminosa, que todos os anos são alvo da curiosidade de milhares de pessoas que visitam a Cidade de Fafe.
Centenas de figurantes e cerca de uma dezena de carros alegóricos, antecedidos de uma grandiosa sessão de fogo de artifício encerrarão as festas que têm uma organização da Naturfafe e Câmara Municipal de Fafe.
De salientar que a Naturfafe aceita inscrições para figurantes que irão desfilar na Marcha, até ao dia 10 de Julho, que se devem inscrever no Posto de Turismo na Praça 25 de Abril.
Destaque ainda para o evento “Fafe – As Festas do Concelho e a Gastronomia Local”. O certame visa a promoção da gastronomia Tradicional do Concelho e muito particularmente a divulgação do assado regional de vitela; anho e cabrito, prato festivo habitualmente consumido nas Festas do Concelho.

informação www.cm-fafe.pt