NAVEGUE PELO BLOGUE

2 de setembro de 2010

CENTENÁRIO DA REPÚBLICA



Município lança nova folha comemorativa



Para além de um vasto programa de iniciativas anunciado pelo Município local, relativo às Comemorações do 1º Centenário da Implantação da República Portuguesa, a Câmara Municipal acaba de lançar o nº 7 da folha fac-similada de imprensa, onde são incluídas notícias seleccionadas dos jornais fafenses de 1910, retiradas sobretudo do jornal “O Desforço” e “Almanaque Ilustrado de Fafe”, publicado anualmente, pelo mesmo periódico, desde 1909.

É sabido que Fafe teve a sua influência para a mudança de regime, contra a monarquia. Alguma imprensa local, com destaque para o centenário “O Desforço”, que resistiu e sempre combateu um poder absolutista, em que o Povo sofria na pele as amarguras de uma vida pouco digna e muito sacrificada, para “encher os cofres reais”.

Por esses anos a monarquia iniciou um processo de desgaste e enorme descrédito por parte de um Povo sacrificado, ansioso pela mudança, almejando, legitimamente, um futuro melhor.


Em Setembro de 1910, a escassos dias do 5 de Outubro, o jornal “O Desforço” publica, a propósito, a coluna que seguidamente reproduzimos:

“Viva a Republica Portugueza!

O povo portuguez caminha a passos agigantados para a Republica! O acto eleitoral de Domingo o demonstra.
Com uma lei eleitoral tão fraudulenta que os próprios monarchicos a alcunharam de «ignóbil porcaria», o Partido Republicano conseguiu eleger 17 deputados!!
17 deputados republicanos que saíram victoriosos das urnas eleitorais!
Nas ultimas cortes do reinado do fallecido rei D. Carlos figuravam 4 republicanos; agora as votações acabam de dar mais 10-17!
Avançam progressivamente os republicanos, não há que ver, graças à excellente e fatigante propaganda que sabem fazer.
Os 17 deputados agora eleitos pertencem: 10 aos dois círculos de Lisboa; 3 ao de Setúbal; 2 ao de Beja; 1 ao de Evora; e 1 ao de Santarem.
Pelo que se vê, a luz redemptora da Republica avermelha já todo o sul e irradia para o paiz inteiro, onde a marcha para o novo regímen já é grande, enorme mesmo, como na heróica e liberal capital do governo foi de 1938 votos e ao bloco de 2804!!!

Honra pois ao Partido Republicano!

Honra ao Povo democrático!

Viva a República!

Isto e muito mais o leitor pode ver nas folhas comemorativas que são distribuídas gratuitamente pelo Município. Pode ainda acompanhar, on line, as iniciativas das Comemorações do Centenário da República em: http://www.fafe19102010.blogspot.com/

Sem comentários: