NAVEGUE PELO BLOGUE

28 de outubro de 2010

CASAS «BRASILEIRAS» DE FAFE (2)

CASA DE JOSÉ LUÍS MENDES DE OLIVEIRA E CASTRO


Localização: Rua Monsenhor Vieira de Castro

Época: 1885

Arquitectura: Casa apalaçada vertical




Esta casa foi mandada construir por José Luís Mendes de Oliveira e Castro, fafense, solteiro, que encarregou o seu amigo José Florêncio Soares de dirigir a construção desta moradia.

A Casa é de rés-do-chão e andar com paredes espessas de pedra, apresentando boa cantaria nas esquinas, ombreiras e nas molduras da porta e janelas.



A fachada principal é percorrida, a meio, por uma estreita sacada partida em três com guardas em ferro trabalhado. A cantaria está presente também na platibanda que apresenta no centro um “medalhão onde foi cravada a data da construção (1885).



Belos azulejos em relevo, onde predomina o verde e o amarelo, revestem os panos da fachada, rematada nos seus quatro lados por fiadas de azulejos distintos, mantendo o amarelo e o verde dando maior destaque ao vermelho.







 








Um aspecto curioso é o gradeamento a ferro, apenas nas duas janelas colaterais à entrada que também apresenta cancela em ferro.


Relativamente ao primeiro proprietário desta casa, que não chegou a habitá-la já que morreu oito anos antes do seu acabamento, não encontramos muitos elementos. Apesar de amigo do grande benemérito José Florêncio Soares, até à data não temos conhecimento biográfico deste «brasileiro» fafense do séc. XIX.

De José luís Mendes de Oliveira e Castro resta, para a memória, um mausoléu mandado fazer pelo seu irmão, no cemitério de Fafe.

Mausuléu da família Mendes de Oliveira e Castro
Cemitério de Fafe

«Aqui Jaz José Luis Mendes de Oliveira e Castro
13-03-1799
02-08-1877
Seu irmão Joaquim lhe mandou erigir este monumento»


Fonte: Monteiro, Miguel, Fafe dos «Brasileiros», (1860-1930), Fafe 1991


































Sem comentários: