NAVEGUE PELO BLOGUE

1 de outubro de 2010

A CEM ANOS DA IMPLANTAÇÃO DA REPÚBLICA FAFE COMEMORA 5 DE OUTUBRO


A Câmara de Fafe volta a evocar data histórica da Proclamação da República em Portugal, o que vem fazendo desde há cerca de três décadas, com um programa comemorativo que se estende pelos dias 4 e 5 de Outubro.

No dia 4 de Outubro, a partir das 21h30, no Pavilhão Multiusos, realiza-se a tradicional Festa do Desporto, que compreende a entrega do Prémio Desportivo Câmara Municipal de Fafe e do Troféu “Não à Violência-Viva o Desporto”, relativos à época 2009/2010 e que junta habitualmente centenas de desportistas locais.

Dia simbólico, contudo, é o 5 de Outubro, que começa com a habitual alvorada de morteiros pelas 9h00.

Após o hastear da bandeira no edifício dos Paços do Concelho com o desfile da Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Fafe, pelas 10h00, realiza-se no Salão Nobre a habitual sessão solene evocativa da efeméride.

A sessão é aberta pelo Presidente da Assembleia Municipal, Laurentino Dias, seguindo-se a intervenção do Professor Doutor Norberto Cunha, docente jubilado da Universidade do Minho, que vai reflectir sobre a actualidade dos valores da República.
A cerimónia continua com a intervenção da aluna Cláudia Micaela Fernandes Gonçalves, da Escola Secundária de Fafe, relativa à liberdade política e participação cívica, bem como a entrega ao Executivo Camarário do documento final do projecto Juventude 2010 – 100 anos – 100 ideias para participar e a intervenção do representante dos jovens acerca das 100 propostas contidas no documento.

A sessão solene comemorativa é encerrada pelo Presidente da Câmara, José Ribeiro, finalizando com a execução do Hino Nacional pela Academia de Música José Atalaya.
E é tudo, em Fafe, para este dia 5 de Outubro de 2010, 1º Centenário da Implantação da República Portuguesa.

Sem comentários: