NAVEGUE PELO BLOGUE

30 de novembro de 2010

INDUSTRIA FAFENSE NA EXPOSIÇÃO INDUSTRIAL INTERNACIONAL DO PORTO, 1865


Stand da Companhia de Fiação e Tecidos de Fafe, Foto "Torre do Tombo"



O Palácio de Cristal, hoje transformado, foi construído em 1860 por um grupo de capitalistas, com o fito de albergar exposições, sobretudo sobre a industria e a agricultura.
O edifício construído em pedra, ferro e vidro, tinha 150 metros de comprimento por 72 metros de largura e tinha três naves. Arquitectado por Thomas Dillen Jones, o Palácio de Cristal foi inaugurado em 18 de Setembro de 1865.
Para assinalar a ocasião, foi organizada a Exposição Industrial Internacional do Porto e Península, que contou com as visitas oficiais do então Rei D. Luis, D. Maria Pia e o Príncipe herdeiro.

A mostra integrou 3.139 expositores: 499 franceses, 265 alemães, 107 ingleses, 89 belgas, 62 brasileiros, 24 espanhóis, 16 dinamarqueses e ainda representantes da Rússia, Holanda, Turquia, Estados Unidos da América e Japão.
Entre todas estas representações, marcou presença também, um stand da nossa Companhia de Fiação e Tecidos de Fafe, cuja fotografia reproduzimos, lembrando tempos áureos da Industria Têxtil fafense.

Sem comentários: