NAVEGUE PELO BLOGUE

27 de fevereiro de 2011

O CARNAVAL 2011 ESTÁ AÍ!


Aproxima-se a passos largos a época da folia, da brincadeira, da crítica social e política, tempo de exorcizar as amarguras da vida. “É Carnaval, ninguém leva a mal”. Como sempre os foliões não terão dificuldade em escolher as suas fantasias e a temática para as sátiras, num país que parece andar o ano todo em “Carnavais”.

Fafe já teve grandes Carnavais: nos primeiros anos do século XX, o Carnaval de 1911 ficou celebrizado pelo seu esplendor e participação massiva da população; nas décadas e 60 e 80, também o Grupo Nun’ Álvares organizou cortejos carnavalescos que encheram o centro cívico da antiga Vila de alegria e folia contagiante para os milhares de espectadores que, agradados, assistiam à passagem dos vistosos corsos, onde não faltava a indispensável figura do Rei Momo e a queima do Pai das Orelheiras. A tradição foi-se perdendo, o tempo não está para carnavais!

Desde finais do século passado princípios do XXI, Fafe viu o seu carnaval fragmentado, distribuindo-se por diversas freguesias que lá vão organizando os seus corsos mais ou menos vistosos, mais ou menos participados, mas que mantêm uma tradição de festejar uma manifestação ancestral do “adeus à carne”.




CARNAVAL EM FAFE DE 1986

Este ano estão anunciados vários carnavais no concelho: o primeiro a sair à rua é o Carnaval do Agrupamento de Escolas de Silvares, que na tarde da próxima sexta feira realizará um desfile com a participação de centenas de crianças. Em 2011 o corso será também uma celebração do Ano Internacional das Florestas” com fantasias inspiradas na vida animal e vegetal das florestas.

Um desfile carnavalesco que tem vindo a acontecer nos últimos anos do qual deixamos aqui um pequeno vídeo da edição 2010.




Carnaval de Silvares 2010

1 comentário:

PRES. MÉDICI NOTÍCIAS disse...

Bom dia, aqui no Brasil o Carnaval, já começou, nos fins de semanas tem os blocos tradicionais nas cidades turisticas, estes blocos levam milhares de pessoas as ruas, e daqui p/ frente vão ter muitos blocos em todas as cidades o ponto forte vai ser as escolas de samba de SP, e Rio de Janeiro.... http://noticiapresiddentemedici.blogspot.com/