NAVEGUE PELO BLOGUE

22 de maio de 2011

SOCIEDADE DE RECREIO CEPANENSE DEU ESPECTÁCULO CULTURAL SEM PRECEDENTES NA FREGUESIA



Após uma introdução pelo pároco da freguesia Padre Marques o espectáculo abriu com uma apresentação do Grupo de Jogo do Pau da SRC, refira-se que esta actividade tem já uma longa tradição em Cepães; seguiu-se uma performance poética, protagonizada por Ana Martins e Sandra Ribeiro, com acompanhamento de F. Miguel Freitas na viola e César Silva na percussão; A cantora Celina Tavares, acompanhada ao teclado por José Miguel Costa, interpretou de forma sublime vários temas pouco conhecidos do grande público, atraindo a plateia; O prestigiado grupo “Leões do Ferro” aceitou o convite e participou com danças tradicionais recriadas, com belo efeito coreográfico; para finalizar este desfile de actuações, o grupo de música popular “Ribeiro e Amigos” contagiou o público com temas populares que integram um CD que este conjunto está a ultimar. Muita animação em um fim de festa que continuou com a abertura de uma Mostra Colectiva de Artes Plásticas da responsabilidade das Galerias Belart (Atelier do Prof. J.J. Silva), com obras magníficas de artistas locais e convidados de fora do concelho. Recorde-se que esta Mostra teve também uma componente etnográfica, com a exposição de antigas peças e artefactos, que fazem parte de uma memória colectiva que a Associação “Atriumemoria”, através do seu “Espaço Memória” está a recuperar, preservando a identidade fafense por via do estudo e divulgação do seu valioso Património Cultural, em vertentes diversas. Este sarau cultural que ficará na história da freguesia, nomeadamente da agremiação anfitriã: Sociedade de Recreio Cepanense que festejou o seu 85º aniversário de uma forma elevada, com um evento cultural que ficará registado na memória de muitos cepanenses que assistiram àquela manifestação cultural em ambiente descontraído, sem “etiquetas”. O evento terminou com exibição de um vídeo relativo a Cepães e um porto de honra oferecido aos presentes.

2 comentários:

Ana Martins disse...

Boa noite Sr. Jesus Martinho,
foi um espectáculo bonito, sinto-me honrada pelo convite.

Um abraço,
Ana Martins

Sandra Ribeiro disse...

Vou ser honesta, no sábado e depois de um dia de trabalho, estava tão cansada, e sem inspiração para subir ao palco. Mas depois de sentir e ver aquele ambiente de pessoas tão acolhedoras e simpáticas. Comecei a sentir aquele formigueiro de fome de palco, e atirei-me, ou melhor, entreguei-me ao público de Fafe.

Acho que nunca tive a oportunidade de agradecer os convites que me têm feito, dando me a oprtunidade de conhecer o público de Fafe e o carinho com que me tratam após as minhas apresentações. Em meu nome e em nome do grupo Flash. Obrigada.

Beijinho especial a todos os que sentem a poesia.
Ana : Beijinho especial para si.