NAVEGUE PELO BLOGUE

22 de junho de 2011

CAPELA DE N.S. DA CONCEIÇÃO TRÊS SÉCULOS DE HISTÓRIA





A capela de Nossa Senhora da Conceição localiza-se na Av. João Paulo II, lugar da Lagarteira da freguesia de Medelo deste concelho.
Este templo é um exemplo da arquitectura religiosa Maneirista, edificado em finais do século XVII. João e José Simões, filhos de Pedro Simões e Leonor Mendes, da Casa de Paredes, ainda muito jovens, partiram para o México onde fizeram fortuna. Estes aventureiros, “emigrantes fafenses de setecentos”, aquando de uma estadia nas Índias de Castela, mandaram edificar a capela.



Testemunho inequívoco disso mesmo está gravado na fachada do templo, numa inscrição em granito de moldura simples e letra capital quadrada, com os seguintes dizeres: “ESTA CAPELA DE N.S. DA CONCEIÇÃO MANDARAM FAZER JOSÉ E JOÃO SIMÕES DA CASA DAS PAREDES DESTA FREGUESIA ESTANDO NAS INDIAS”.
A capela é de planta longitudinal munida de alpendre com orientação nascente/poente. As fachadas são em boa alvenaria de granito, enquadradas por cunhais de pilastra. Um portal de arco pleno rasga a fachada principal onde também existe um púlpito com guardas de pedra e acesso através do interior da nave.
O alpendre é cerrado por um murete onde encostam, interiormente, bancos de pedra, apenas interrompidos frontalmente onde foi aplicado, mais recentemente um portão em ferro forjado.

O interior é de uma só nave e piso constituído por lajes graníticas e paredes rebocadas e pintadas em tons de rosa, com painéis marmoreados. A abóbada de berço é de madeira pintada com decoração fitomórfica e, em cartela oval, apresenta a imagem da padroeira. Uma antiga pia de água benta no lado da Epístola está decorada com motivos vegetalistas. O retábulo do Altar-mor, iluminado por uma fresta, é sobrelevado por dois degraus em pedra. Apresenta talha policroma a branco, dourado e azul.
No centro está a imagem da padroeira, Nossa Senhora da Conceição, ladeada por duas imagens, S. João e S. Brás.

O autor Francisco Craesbbeeck escreveu em 1726, na sua obra “Memórias Ressuscitadas da Província de Entre Douro e Minho” que esta capela era dotada de “missa quotidiana”, facto pouco comum que naquela época era um privilégio.
Até há alguns anos esta capela era propriedade de Maria Luísa Guimarães Vieira de Campos de Carvalho, actualmente é propriedade da Paróquia de Medelo. A 8 de Dezembro celebra-se anualmente uma festa em honra de N. S. da Conceição que, em tempos idos teve alguma repercussão na freguesia. Nos tempos actuais continua a festejar-se a padroeira com uma singela cerimónia religiosa com procissão. Fora da festividade, a capela tem missa todas as quartas feiras à tarde.
Aqui fica mais um registo do rico Património fafense, uma bonita capela setecentista a pedir alguns trabalhos de restauro, nomeadamente a substituição da inestética cobertura do alpendre em fibrocimento por um material mais nobre. Medelo saberá certamente preservar este templo e outros bens patrimoniais que enriquecem e notabilizam aquela freguesia. Deles falaremos num futuro próximo.



Sem comentários: