NAVEGUE PELO BLOGUE

16 de junho de 2011

FEIRA TRADICIONAL ANIMOU O CORAÇÃO DA CIDADE


Nestes últimos anos o feriado de 10 de Junho tem deixado uma marca positiva na cidade de Fafe com a realização da “Feira Tradicional”, promovida pelo Rancho Folclórico de Fafe.

A edição deste ano foi particularmente concorrida por alguns milhares de pessoas que, durante todo o dia, apreciaram aquela recriação da feira genuína de antanho. Um quadro magnífico a fazer lembrar as feiras semanais e outras, cuja origem se perde no tempo e durante muitas décadas se realizou em pleno centro da cidade, até inicio dos anos 80 do século passado.


Dezenas de figurantes vestidos a rigor recriaram cenas e figuras típicas de um passado não muito longínquo mas que para os mais jovens é uma novidade. A sardinheira, o ardina e outras figuras lançaram os seus pregões e animaram esta manifestação cheia de memória, onde os “feirantes” negociaram os seus produtos tradicionais.


A “tasquinha” foi também muito concorrida, em dia solarengo a convidar para uma “pinga” e o “fiel amigo” bacalhau frito.



Mais uma vez o centro da cidade foi animado com este evento que extravasa de tradição, história e memória, uma memória colectiva que se esvai com o passar do tempo. São iniciativas como esta que preservam as nossas raízes, a nossa identidade cultural.

Fotos de Jorge Oliveira (Imagem & Companhia)

Sem comentários: