NAVEGUE PELO BLOGUE

9 de junho de 2011

MONUMENTO AO BOMBEIRO COMPLETOU 20 ANOS



Este monumento que representa a Fénix renascida, símbolo maior dos bombeiros portugueses, foi desenhado por António Manuel Santos Santana, artista natural do Porto, fafense por adopção, autor de importantes trabalhos com destaque para o próprio projecto do quartel dos bombeiros locais. O monumento localiza-se na rotunda do extremo Sul da Av. Do Brasil.

Em 1982, Humberto Gonçalves, na qualidade de Presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Fafe e Vereador da Câmara Municipal, apresentou uma proposta para a execução do monumento como uma “…homenagem justa, devida e merecida aos Bombeiros de Portugal em geral e aos Bombeiros de Fafe em particular”…, referia a proposta que só viria a ser aprovada em 22 de Novembro de 1989. No ano seguinte a obra foi adjudicada por um valor de 8.300 contos.

O monumento, em betão armado, sem revestimento, apresenta um espelho de água circular com pequenos repuxos, no centro, a representação da Fénix com cerca de sete metros de altura.

Numa cerimónia muito participada, a coincidir com a comemoração do primeiro centenário da Corporação local de Bombeiros, o monumento foi inaugurado em 19 de Abril de 1991.


Postal da década de 90 século XX



Foto da década de 90 Século XX





Vista actual do Monumento ao Bombeiro






Sem comentários: