NAVEGUE PELO BLOGUE

16 de junho de 2011

SANTO ANTÓNIO DA CISTERNA PELO SEGUNDO ANO


No passado sábado, 11 de Junho, a zona da Cisterna engalanou-se para realizar mais uma edição da festa dedicada a Santo António.

Logo pela manhã, um grupo de tamborileiros e concertinas de Calvos fizeram uma arruada como anúncio da festividade. Pelas 17 horas teve início uma missa campal presidida pelo Pároco João Fernando Peixoto. Uma cerimónia religiosa assistida por muitos católicos evocando-se o Santo “casamenteiro”.

Seguidamente abriu um verdadeiro arraial minhoto, com muita música tradicional pelo grupo “Amigos Leais” de Calvos e a imprescindível sardinha assada que também não dispensa um bom vinho verde da região.

O sol desaparecia e muitos populares acorreram ao local para assistir ao momento alto da festa, a actuação do grupo de música popular “Amigos de Sobreposta”.

O melhor chegou no intervalo da actuação, com as marchas populares dos “Leões do Ferro” e da Póvoa de Varzim, dezenas de figurantes marcharam mostrando as suas bem preparadas coreografias para encanto das centenas de populares que assistiram às várias passagens das marchas.

O arraial continuou com música tradicional onde também subiu ao palco o conhecido cantor Jorge Amado que encerrou as actuações de palco.



Uma magnífica sessão de fogo-de-artifício deu por finalizada a segunda edição da Festa de Santo António da Cisterna, organizada pela gerência do Restaurante Girassol que desta forma faz reviver uma tradição antiga que outrora animava aquela zona da cidade e durante muitos anos não se realizou.




















Sem comentários: