NAVEGUE PELO BLOGUE

15 de julho de 2011

VILA DE ARÕES COMEMORA 2º ANIVERSÁRIO ARTESANATO SERÁ MOSTRADO PELA SEGUNDA VEZ



Arões S. Romão estará em festa a partir do próximo dia 20, celebrando assim o segundo aniversário da elevação da freguesia a Vila. Para assinalar esta data, está previsto um programa que inclui uma feira da artesanato, a decorrer no fim-de-semana seguinte no logradouro da Igreja Paroquial.

De acordo com a Presidente da Junta, Cláudia Castro, “Arões prepara-se para lembrar um dos momentos mais significativos da sua já longa História, numa altura em que o passado e o futuro se atravessam no horizonte com igual importância”.

No dia 20 (quarta-feira) terá lugar a partir das 21h30, no auditório da Sede de Junta, a conferência «Fafe na 1ª República: o exemplo de Arões», a cargo do historiador Daniel Bastos, investigador que traçará o retrato evolutivo da freguesia, integrando-o no programa das comemorações do Centenário da República, que se assinala até 5 de Outubro próximo. Esta conferência será antecedida por um «Tele-Arões», emissão jornalística encenada pelos meninos do Grupo Prolongamento Escolar da Escola E. B. 1/ JI de Ferreiros e terminará com uma sessão de fogo-de-artifício, junto ao monumento erigido em honra da elevação a Vila.

Entretanto, o programa continua na sexta-feira, dia 22, com o workshop «Arões na Europa», integrado no projecto homónimo da ADISFAF, dinamizado por Gabriela Salgado, em colaboração com Torcato Martins.

´


Ponto alto destas comemorações terá lugar no sábado e domingo, dias 23 e 24 de Julho, com a abertura da 2ª feira de artesanato de Arões, prevista para as 14h30. Este certame contará com a presença de cerca de duas dezenas de entidades (entre artistas e artesãos, colectividades, organismos e empresas locais).

Esta mostra de artesanato decorrerá no parque da Igreja de Arões, contando com um bar aberto e animação musical, pelo Grupo de Concertinas da Casa do Povo (que actuará às 16h00) e Grupo Folclórico da Casa do Povo de Arões (21h30).
Momento muito aguardado será também a inauguração do piso sintético do Campo de Jogos do Arões Sport Clube, a partir das 10h00, concretizando um velho sonho desta colectividade, evento que contará com a presença do responsáveis autárquicos e do Clube.

Para Cláudia Castro, “Este segundo aniversário de elevação da Freguesia a Vila responsabiliza-nos cada vez mais, na medida em que sentimos a necessidade de investir nela, no seu progresso e bem-estar da população”.








Sem comentários: