NAVEGUE PELO BLOGUE

7 de agosto de 2011

“TERRA DO CHICULATE” VAI SER APRESENTADA EM FAFE



O livro “Terra do Chiculate – Relatos da Emigração Portuguesa” vai ser apresentado no próximo dia 12 de Agosto, pelas 21h00, no Auditório da Biblioteca Municipal de Fafe. A sessão contará com a presença da autora, Isabel Mateus e Nathalie de Oliveira, autarca da Câmara Municipal de Metz (França) que apresentará a obra.


Emigrar “Por uma vida melhor”? Emigrar para fugir à falta de emprego e aos contratos precários de trabalho? Emigrar para conseguir remuneração mais digna e protecção social mais adequada?

Foram precisamente estes os principais factores que desencadearam o êxodo (rural) português das décadas de 60/70 para França, Alemanha e outras paragens.

Na actualidade, e à distância de quase meio século, sucessivas gerações de jovens continuam a enfrentar adversidades idênticas. Ontem como hoje, podemos ainda dizer: ei-los que partem!

Passado o primeiro impacto no país de acolhimento e com a concretização das primeiras aspirações, aquele que emigra enfrenta, entre outros, dilemas ligados à família (de cá e de lá), à identidade, à cultura, à língua, à dualidade entre o regresso ou não ao país de origem.



O livro A Terra do Chiculate – Relatos da Emigração Portuguesa é o quarto livro de Isabel Mateus e debruça-se sobre as consequências positivas e negativas da diáspora portuguesa a médio e longo prazo, através de histórias dos portugueses e luso-descendentes, quer em França, quer em Portugal. Deste modo, em a obra A Terra do Chiculate perpassam as várias vozes dos diversos intervenientes da emigração (recém-chegados, filhos e netos de emigrantes, reformados, familiares que ficarem em Portugal), sobressaindo, na primeira parte, o olhar atento e perspicaz da criança que ficou em Portugal entregue aos cuidados da avó materna.

A última parte da narrativa remete à reflexão da Peregrinação do narrador, já em idade adulta, pelos lugares de memória e de infância, ao mesmo tempo que estabelece o paralelo com a sua própria circunstância vigente de emigrante no Reino Unido.

Para mais informações acerca da autora, do livro e da sua compra visite o seu sítio em: www.isabelmateus.com



















Sem comentários: