NAVEGUE PELO BLOGUE

1 de agosto de 2011

UM FOTÓGRAFO DE VIZELA EM FAFE DE 1900

Fotopintura dos pricípios do século XX



O jornal “O Desforço” datado de 25 de Janeiro de 1900 faz referência, na primeira página, a um fotógrafo vindo de Vizela que na Vila de Fafe prestava os seus serviços, retratando pessoas.


“Chegou a esta Villa o snr. Ernesto Pereira da Silva, photographo em Vizella.
Vi um retrato de photopintura e por ali pude aquilatar os méritos do artista.
É um trabalho magistral em que o brilhantíssimo artista condensa o melhor da sua technica experimentada e sábia, e das suas mais notáveis faculdades de colorista.

 Retrato flagrante, executado com uma intenção e uma firmesa superiores, desde os tons sanguíneos e planturosos da carne até aos mais largos e mais delicados aspectos do traje, vê-se o artista seguro de todos os recursos do processo e a límpida retina admirável onde as extrerioridades das cousas reflete, com uma intensidade magnifica.

Retrato pintado à mão princípios do século XX


Máquina fotográfica "Brownie Kodak" (1900)

Há mais a especialisar umas perfeições da tela que traduzem um talento excepcionalmente dotado em que á mais nítida e penetrante visão se deparam soberbas faculdades para expandir toda a exactidão de linhas e de colorido.

Em toda a profusão de accessórios, onde vibram os tons cantantes e (fulgurantes) da seda e oiro – a mesma consciência e forma da realização que mostram o seu valor artístico.”


Este fotógrafo de Vizela tinha certamente o seu ateliê na sua Terra. Viveria sobretudo dos trabalhos feitos em época termal, nos meses de verão. Para ganhar a sua vida, no resto do ano percorria a região como fotógrafo ambulante, acomodando-se em casas de amigos ou alugando espaços onde improvisava o seu estúdio. A Vila de Fafe era certamente um bom mercado. Não sabemos se nos primeiros anos do século XX existia algum fotógrafo em Fafe, é natural que sim, em 1896 é referenciada a “Photographia Fafense” situada na antiga Rua de D. Luís I.

O fotógrafo Ernesto esteve em Fafe, pelo menos, em três ocasiões: em 1900, 1902 e 1904.



“O snr. Ernesto Pereira da Silva, que há tempos se acha entre nós a tirar retratos, onde aliás tem feito trabalhos excelentes, que agradam, devido aos seus muito afazeres, ainda se demora mais alguns dias nesta Villa, podendo, os que precisarem, utilizarem-se ainda dos seus serviços.”

In: Jornal “O Desforço” – 11 de Dezembro de 1902




“Está entre nós, com pouca demora, hospedado no Hotel Aliança o snr. Ernesto Pereira da Silva, de Vizella, conhecido nesta Villa. Todas as pessoas que precisem, podem utilizar-se dos seus trabalhos, que agradam, sendo os preços convidativos.”

In: Jornal “O Desforço” – 10 de Novembro de 1904





Sem comentários: