NAVEGUE PELO BLOGUE

24 de outubro de 2011

REFER VENDE ANTIGA LINHA FERROVIÁRIA AO MUNICÍPIO DE FAFE

Antiga Estação de Caminho de Ferro de  Fafe

Em ano de Bodas de Prata da desactivação do caminho-de-ferro que uniu Fafe à «Cidade Berço», o Município local aprovou um contrato promessa de compra e venda dos terrenos e imóveis que integram o domínio público da extinta linha ferroviária Guimarães-Fafe, geridos pela Rede Ferroviária Nacional (REFER). Entre Fareja e a cidade de Fafe, os terrenos a adquirir totalizam 129.366 m2, onde se incluem apeadeiros e os edifícios das antigas estações de Cepães e Fafe.

Após uma contra proposta feita pelo Município de Fafe o valor da compra reduziu significamente e fixou-se em € 572.759. José Ribeiro, Presidente do executivo camarário, referiu ser este um negócio vantajoso para o Município, na medida em que o património envolvido “vale muito mais”.

Antiga Estação de Cepães

Pista de Ciclo Turismo

Recordamos que esta linha foi desactivada em 31 de Maio de 1986, substituindo-se o ferro pelo alcatrão de uma pista de ciclo turismo, inaugurada dez anos depois, a 24 de Outubro, pelo então Presidente da Republica, Jorge Sampaio.

A proposta, aprovada na última reunião do executivo, vai agora ser apreciada em Assembleia Municipal e poderá ser assinada já em 2012.

Sem comentários: