NAVEGUE PELO BLOGUE

15 de novembro de 2011

EXERCÍCIO LIVEX 2011 – UM TESTE À PROTECÇÃO CIVIL LOCAL




Devido ao agravamento das condições meteorológicas, com a ocorrência de elevada precipitação e ventos cima dos 100 km/hora, foi declarada esta terça-feira 15 de Novembro, uma situação de alerta de âmbito municipal em Fafe e, em consequência, convocada a Comissão Municipal de Protecção Civil.
Os diversos simulacros tiveram a participação de representantes do município, incluindo o Comandante Operacional Municipal, Guarda Nacional Republicana e GIPS, Bombeiros Voluntários de Fafe, INEM, Cruz Vermelha Portuguesa e Centro Hospitalar do Alto Ave (CHAA), entre outras entidades. Colaborou na iniciativa a Autoridade Nacional de Protecção Civil, através das suas estruturas locais e distritais.
Um acidente rodoviário envolvendo duas viaturas no viaduto do Parque da Cidade, de que resultaram oito feridos, dois dos quais em estado grave, projectados para o exterior, os quais foram socorridos pelos Bombeiros Voluntários de Fafe e transportados ao CHAA.
Entre acidentes, desabamentos, cortes de estrada e outras ocorrências, registou-se ao início da tarde a queda de uma árvore sobre uma viatura na zona industrial de Arões, provocando um ferido muito grave, que necessitou de ser desencarcerado.
Pouco depois, registou-se um acidente com três operadores numa das torres do Parque Eólico de Fafe. Dois sinistrados ficaram no seu interior, com queimaduras graves, havendo necessidade de os resgatar numa operação de salvação de grande ângulo.
“O exercício teve como objectivos principais testar e avaliar os planos internos de emergência das estruturas e organizações abrangidas e mais genericamente o Plano Municipal de Emergência de Protecção Civil, coordenar os meios de socorro e detectar e corrigir eventuais disfunções dos planos de emergência.”












Fonte: Município de Fafe


1 comentário:

Anónimo disse...

Foi tudo muito bonito, e eu que passei pelo local tive oportunidade de verificar todas as entidades cheias de pompa e circunstancia.
Agora pergunto, por infelizmente ja tive acidente, ja passei por muitos acidentes, e nunca la vi a policia municipal, nem os gips muito menos coordenadores e vereadores da camara nem oficiais da gnr, vejo que estes so trabalham a brincar, os desgraçados dos Bombeiros Voluntarios, INEM Soldado GNR esses estao la sempre um abraço para estes aos outros espero tocar-lhes na consciencia...