NAVEGUE PELO BLOGUE

15 de dezembro de 2011

PRECIOSIDADE AUTOMÓVEL DOS BOMBEIROS AGUARDA SOCORRO




 Um belo e ainda recuperável carro de combate a incêndios, propriedade da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Fafe, encontra-se alojada nas instalações da antiga Companhia de Fiação e Tecidos de Fafe, “Fábrica do Ferro”. Trata-se de uma elegante Bedford de 1958.
 Segundo apurámos, este valioso espécime museológico, aguarda viabilidade económica para ser restaurado… o costume! Com a crise a ganhar “costas largas”, oxalá o provisório não venha a tornar-se definitivo, até à completa destruição da referida viatura histórica. Fazemos votos que essas verbas surjam rapidamente e permitam a conservação desta preciosidade, transferindo-lhe a dignidade que merece, num qualquer espaço museológico, preferencialmente em Fafe, honrando a memória já centenária da nossa onerosa Corporação de Bombeiros Voluntários.


3 comentários:

Hernâni Von Doellinger disse...

Muito obrigado por estas fotos.

Anónimo disse...

Deveriamos era todos ajudar nesse possivel restauro.

Anónimo disse...

Ao ver estas fotografias fiquei muito triste, pois este veiculo ainda me toca sentimentalmente.
Pois sou neto do construtor da carroçaria deste veiculo, meu pai ainda vivo com 90 anos foi uns dos bate-chapas que trabalhou na construção da carroçaria deste veiculo.
É pena que uma peça destas acabe neste estado, pois é uma peça unica, talvez muita gente desconhece o processo de construção destas carroçarias, todas as peças em chapa, como portas paineis tejadilho guarda-lamas nasceram de uma placa de chapa de aço com as dimensões de 1mt x 2 mt x 1,5 mm espessura, que depois eram trabalhadas manualmente, até os farolins de stop, piscas e plafoniers interiores eram feitos de placas de vidro acrilico.
Como eu e o meu irmão seguimos a mesma actividade do meu avô e do meu pai, eu como apaixonado pelo desenho de carroçarias tenho estado a fazer um levantamento destes veiculos através da net.
Acerca de 8 anos fomos nós que restauramos a elegante STUDBAKER dos B.V. de Guimarães, veiculo este com carroçaria também construida nas oficinas do meu avô em Braga nos anos trinta.
Fico confiante que a ilustre Direcção dos B.V. de Fafe vai dar um fim digno a este veiculo.

car.lusquinhos@sapo.pt

JOSÉ MANUEL.