NAVEGUE PELO BLOGUE

23 de janeiro de 2012

GRUPO FOLCLÓRICO DA CASA DO POVO DE ARÕES


O Grupo Folclórico da Casa do Povo de Arões foi fundado em 1 de Janeiro de 1979 e é um dos mais prestigiados do município. Está filiado no INATEL desde Fevereiro de 1997 e na Federação de Folclore Português desde Março de 1999, sendo o único com estas filiações no concelho. O grupo é composto por cerca de 50 elementos. Gravou programas para algumas estações de rádio e participou em programas transmitidos pela RTP e também já se deslocou a Espanha e França.
Em 1985 participou num Festival Internacional de Folclore realizado em França e dois anos depois participou num grande Festival Nacional, realizado na cidade da Maia. Em 1997, mais uma vez, foi chamado para o alto nível dos Festivais Internacionais, nomeadamente o concurso realizado em Versalhes (França), onde obteve entre 12 grupos o primeiro lugar, atribuído por unanimidade do júri.
Em 1999 foi agraciado pela Câmara Municipal de Fafe com a medalha de Prata de Mérito Concelhio.
É ainda de salientar a participação assídua do grupo em festivais internacionais e nacionais, organizando anualmente na cidade um festival nacional e internacional desde 1984. De igual forma, promove a festa do emigrante, desfolhada regional e outras actividades na freguesia.
Desde a sua fundação é ponto de honra preservar as danças, cantares, trajes e utensílios tradicionais.
 Dados actualizados em 2004 extraídos da publicação da C.M.F. “O Associativismo em Fafe"

Sem comentários: