NAVEGUE PELO BLOGUE

25 de março de 2012

106 ANOS DEPOIS O REI D. CARLOS REGRESSOU A FAFE




Uma manifestação cultural sem precedentes concentrou milhares de pessoas em torno da História, tradição e memória.

O passado domingo 18 de Março ficará gravado nos anais da história cultural fafense. A recriação da visita do Rei D. Carlos I à vila de Fafe em 1906 e 1907, foi um acontecimento único que dignificou Fafe e os Fafenses que, rendidos a um evento fantástico, mostraram o seu bairrismo e a sua capacidade e vontade de manter viva uma memória coletiva que estava latente.

O Povo quis sair à rua e mostrar o que tem de mais genuíno: as suas tradições, os usos e costumes de um tempo perdido na memória de muitos que agora resultou numa invulgar manifestação cultural.

Cerca das 15h00 a Praça 25 de Abril estava repleta de gente para assistir ao grande acontecimento… a visita do “Rei” que chegou pouco depois acompanhado pela Rainha. A receção foi feita no Club Fafense de onde, nas suas varandas, se ouviram os discursos.

A comitiva seguiu depois para o palanque de onde assistiu à passagem de um cortejo etnográfico com milhares de figurantes oriundos de várias freguesias do concelho. Juntas e coletividades aceitaram o desafio e proporcionaram um desfile repleto de memória e personagens marcantes de um período áureo para a vila de Fafe.

No cimo da Arcada foi instalada uma feira tradicional com produtos diversos, desde os géneros alimentícios aos livros passando obrigatoriamente pelo artesanato local que ali teve também o seu lugar destacado.

Jesus Martinho




Sem comentários: