NAVEGUE PELO BLOGUE

5 de março de 2012

QUEM RECEIA A "JUSTIÇA DE FAFE" ?


A "Justiça de Fafe" é o símbolo maior desta terra que teima em deixar o monumento à sua célebre "Justiça" em local impróprio e recatado. Ainda hoje, Fafe é conhecido pelos quatro cantos do mundo por esta simbologia, esta "justiça" mítica que vem de longe e não deve ser tabu para os fafenses. Está mais do que na hora de trazer a "Justiça de Fafe" para lugar mais visível. A fotomontagem é apenas uma ilustração deste apontamento. Naquela rotunda irá ser erigido o anunciado monumento ao autarca. Mas há outros locais...

4 comentários:

António Daniel disse...

Temos vergonha... Há tempos andei à procura de umas canecas com o símbolo. Quando as queria adquirir,a funcionária da loja quase que me dizia para não comprar.Tive que explicar à rapariga que, como tudo, o problema não está no símbolo, mas ouso que dele se faz.

Cromagnon disse...

Temos vergonha... de celebrar a justiça feitas pelas próprias mãos. Há algum mal nisso? (em ter vergonha)

António Daniel disse...

Cromagnon, espero que o seu nome não faça juz à sua pessoa. Evidentemente que, numa situação de estado moderno em que vivemos, essa imagem não nos é muito atrativa. Mas, mais do que a situação, há o carácter simbólico, percebe? E o simbolismo que daí decorre é uma coisa que, na altura, fazia muita diferença: a honra. Evidentemente que actualmente, como a honra é uma palavra vã, esttes simbolismos pouco ou nada significam.

António Daniel disse...

Onde se lê «juz», deve ler-se «jus». Peço desculpa pelo erro.