NAVEGUE PELO BLOGUE

1 de abril de 2012

III JORNADAS LITERÁRIAS




Reencontro de Camilo e J. C. Vieira de Castro uniu Paços e Golães





A ligação de Camilo Castelo Branco a Fafe, por via do seu grande amigo José Cardoso Vieira de Castro, com residência na emblemática casa do Ermo em Paços, serviu de inspiração para uma jornada cultural que juntou as freguesias de Paços e Golães num extraordinário evento de recriação histórica e mostra etnográfica que mobilizou centenas de pessoas.






No passado sábado, 24 de Março, as Jornadas Literárias centraram-se na figura de Camilo Castelo Branco. Um repasto “Camiliano” servido no agradável Parque de Lazer de Pardelhas, preparou os participantes, na sua maioria professores, para uma tarde repleta de surpresas, onde a história e a memória foram protagonistas de mais um sucesso destas Jornadas Literárias 2012.

Na Casa do Ermo, em Paços, os participantes assistiram a uma recriação epocal, evocando o reencontro de Camilo e Vieira de Castro, momento muito aplaudido pelo numeroso público presente.





Seguidamente várias centenas de participantes percorreram o trilho pedestre “camiliano”, de criação recente e que será optimizado num futuro breve. Durante uma agradável caminhada, com cerca de 4 Quilómetros os “peregrinos de Camilo” foram surpreendidos por bonitas paisagens e quadros etnográficos representados ao vivo, simbolizando uma ruralidade perdida; usos e costumes que o “progresso” quase aniquilou e que agora renasceram pela mão do Povo daquelas freguesias umbilicalmente ligadas por Camilo, mantendo vivas as suas raízes.




Na reta final das III Jornadas Literárias, que ultrapassaram todas as espetativas, o Notícias de Fafe teve o privilégio de acompanhar mais um evento cultural único, genuíno, onde o erudito e o popular se mesclaram numa incursão à memória coletiva que encantou centenas de pessoas; participantes e figurantes.

A jornada terminou de regresso à Quinta do Ermo com novas encenações e o folclore do rancho de Paços.

Jesus Martinho



Sem comentários: