NAVEGUE PELO BLOGUE

10 de maio de 2012

CORREDOR VERDE MUNICÍPIO APROVOU O PROJETO


O Executivo Municipal de Fafe aprovou o projeto de arquitetura do corredor verde da cidade, promovendo a recolha dos pareceres das entidades competentes exteriores ao município, designadamente a Administração Regional Hidrográfica do Norte e a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte.
Com uma extensão total aproximada de 4 700 metros, o corredor verde é já uma ideia enraizada na população de Fafe. Com início em Pardelhas, junto ao campo de futebol, o corredor foi já iniciado pela Junta de Freguesia de Fafe, que concretizou no terreno uma “amostra” do que será o corredor verde, que se desenvolverá até à zona da Fábrica do Ferro.


O corredor verde – que deverá homenagear a figura do biólogo e ambientalista professor Rui Adérito Valente - é essencialmente um percurso pedonal, um caminho, ao longo do rio e ribeira, que permite desfrutar do ambiente natural existente.
Prevê-se a utilização de uma faixa de cerca de 10 m de largura ao longo do rio, ocupando o percurso uma largura de 3 m, em troços retos e com uma sobre largura de segurança de 0,60 m para cada lado em troços curvos, pontes e túneis. O percurso será em saibro compactado e o espaço envolvente será em relva. A intervenção passa pela limpeza e despoluição do rio e das suas margens. As margens serão ainda pontualmente consolidadas onde se mostre necessário e no ancoramento das pontes. Será mantida e tratada a maior parte das árvores existentes.


Face à topografia do terreno, torna-se necessária a construção de algumas pontes, túneis e travessias. No desenho dessas travessias, a equipa de arquitetura procurou uma solução económica mas resistente, duradoura e com manutenção reduzida.
Estão previstas áreas de estar para convívio, contemplação, descanso e lazer, distribuídas ao longo do percurso. São essencialmente pequenas praças, dotadas de mobiliário urbano, designadamente bebedouros, bancos, papeleiras e iluminação.
A solução apresentada não se entende como definitiva, podendo eventualmente sofrer os ajustes que se venham a mostrar necessários.

 Fonte: Município de Fafe (DCDJ)


Sem comentários: