NAVEGUE PELO BLOGUE

11 de maio de 2012

MUSEUS ABERTOS EM DIA INTERNACIONAL




No próximo dia 18 de Maio de 2012, será celebrado o 35º aniversário do Dia Internacional dos Museus, subordinado ao tema “Museus num mundo em mudança: novos desafios, novas inspirações”.
Para evocar este dia todos os Museus do Município de Fafe terão entrada livre, visitas guiadas, exposições e oficinas temáticas.
Paralelamente serão realizadas campanhas de sensibilização junto das escolas, com a presença de um técnico, sensibilizando para a importância dos museus num mundo em mudança e para o usufruto e partilha do património. Inscrição prévia por parte das escolas.



O Museu do Automóvel programou a atividade ‘Se eu sonhasse um carro seria…– uma visita especial para um dia especial, prolongada com um ateliê de pintura e expressão plástica. (Marcação prévia)



No Museu Hidroeléctrico de Santa Rita é oferecida a oportunidade de participar numa ‘luminosa’ visita – ‘Há luz na Villa’ - concebida para dar a conhecer alguns pormenores históricos da chegada da luz elétrica à Villa de Fafe no início do século XX. (Marcação prévia).




O Museu da Imprensa apresenta a exposição ‘Século XIX – Século XX - A publicidade na imprensa local’ que retrata anúncios publicados na imprensa fafense na 1ª República. A exposição apresenta uma aproximação ao anúncio publicitário no quadro da imprensa local, na sua função publicitária, reflexo da cultura, da política, da economia e da sociedade da época.
A exposição estará patente de 18 a 31 de maio, no horário do Museu, com o serviço de visitas guiadas, tendo como público-alvo privilegiado a comunidade educativa.




O Museu das Migrações e das Comunidades programou a atividade ‘Um passo em frente’, dinâmica que propõe a reflexão sobre a problemática da e/imigração de ontem e de hoje. O público-alvo privilegiado é a comunidade educativa (Marcação prévia).
O programa termina às 21h30, na Sala Manoel de Oliveira, com a exibição do documentário ´Transbordados: de Arões para a Europa’, de Tiago Moreira, que conta a história de homens e mulheres da Vila de Arões S. Romão que deram ‘o salto’ em busca de melhores condições de vida. São relatos contados na primeira pessoa, sobre a emigração dos anos 60 e 70, complementados pela visão atual dos jovens sobre o tema. Documentário produzido pela ADISFAF (Associação para o Desenvolvimento e Inclusão Social de Fafe).

A sessão inicia-se às 21h30 com um espaço de sensibilização para a importância dos museus num mundo em mudança, seguido de um momento musical. Terminará com uma tertúlia sobre e/imigração ontem e hoje, com a presença do realizador Tiago Moreira e de alguns dos intervenientes neste documentário.
Para além do Município de Fafe e da Naturfafe na programação geral, esta sessão em particular, conta com a parceria da ADISFAF, do Cineclube de Fafe e do Centro UNESCO - Memória e Identidade.
Mais informação e marcações para 253 490 908 | 253 493 311| geral@museu-emigrantes.org |naturfafe@naturfafe.pt

Sem comentários: