NAVEGUE PELO BLOGUE

23 de julho de 2012

"AO NORTE" DOS UHF FOI LANÇADO EM FAFE


 Na noite da passada sexta feira, 20 de Julho, o salão nobre do Teatro-Cinema de Fafe foi palco para o lançamento do último CD da conhecida Banda UHF. “Ao Norte – Unplugged” é o título do duplo CD que inclui vinte e um temas dos trinta e dois gravados ao vivo nos concertos que a banda protagonizou no nosso Teatro, nos dias 26 e 27 de Novembro de 2011, um ano depois do extraordinário concerto acústico que lotou a sala em 20 de Novembro.





Uma sessão muito singela contou com a presença do “embaixador” dos UHF, António Manuel Ribeiro, Artur Coimbra, na qualidade de programador do Teatro-Cinema, Vitor Moreira, vereador da Câmara Municipal de Fafe e uma sala recheada de fãs da banda Almadense, vindos de diversos pontos da Região Norte. Marcaram também presença os órgãos de informação locais e alguma imprensa regional, notando-se a ausência da grande comunicação social de cobertura nacional.


Artur Coimbra abriu a sessão, fazendo um breve historial dos UHF e do seu percurso musical, afirmando que a gravação e lançamento do CD “Ao Norte” ficará registado na história do concelho e da música portuguesa.

Por seu lado, o líder da banda, António Manuel Ribeiro, defende a descentralização cultural e afirmou que os UHF já gravaram em diversos locais fora da grande Lisboa, não escondendo a grande empatia por Fafe.

“Porque em Fafe existe um teatro que merece aquilo que as pessoas gostam, proporcionando momentos únicos, olhos nos olhos”. “Fafe não só nos recebeu bem como nos estonteou quando viemos cá em Novembro de 2010”, disse o músico, frisando sentir-se muito honrado por estar a lançar o novo trabalho em Fafe. “Este é um disco que não é só nosso, é um disco gravado em Fafe que tem o som de Fafe”, frisou.





A rematar a conversa, o vereador, Vitor Moreira enalteceu a recuperação e valorização do Teatro-Cinema local, por onde já passaram grandes nomes do mundo artístico nacional, agradecendo aos UHF a escolha da Sala de Visitas do Minho para a gravação do trabalho agora apresentado, afirmando que aquela sala deve ser motivo de orgulho para todos os fafenses.



A noite prosseguiu com a inconfundível voz de António Ribeiro e os acordes da sua viola acústica, interpretando alguns temas incluídos no trabalho agora publicado. “Na tua Cama”, “Toca-me” e “Rua do Carmo” foram algumas canções interpretadas pelo líder de uma banda lendária, a fazer Rock desde 1978. Passados trinta e cinco anos o “embaixador” António Ribeiro deixou antever um futuro promissor para os UHF, pioneiros no mundo do Rock português, que quer continuar o seu glorioso caminho com novos projectos, alguns, já na forja.





No final, assistiu-se à habitual sessão de autógrafos seguida de um descontraído verde de honra.







Sem comentários: