NAVEGUE PELO BLOGUE

31 de julho de 2012

APROVADOS PROTOCOLOS COM OS NOVOS AGRUPAMENTOS DE ESCOLAS DO CONCELHO






Na sequência da reorganização e agregação dos agrupamentos do concelho de Fafe, a Câmara Municipal acaba de aprovar um novo protocolo para os anos de 2012 e 2013, que substitui o que vigorava desde 2010.

Como se sabe, até ao final do ano letivo anterior, existiam cinco agrupamentos de escolas no concelho (Carlos Teixeira, Montelongo, Silvares, Arões e Padre Joaquim Flores), a que se juntava a Escola Secundária.

A Direção Regional de Educação do Norte avançou com uma proposta de agregação para o concelho, homologada pelo Secretário de Estado do Ensino e da Administração Escolar e que resultou na constituição de apenas três agrupamentos: Agrupamento de Escolas de Fafe (Secundária e Agrupamento de Arões); Agrupamento de Escolas Prof. Carlos Teixeira (agregando também Silvares) e Agrupamento de Escolas de Montelongo (agregando o Agrupamento Padre Joaquim Flores).

O protocolo agora aprovado contempla a manutenção de instalações e apetrechamento dos estabelecimentos de ensino envolvidos, ao nível do pré-escolar, 1º, 2º e 3º ciclos do ensino básico, em áreas como a realização de pequenas obras de conservação corrente, segurança das escolas, apetrechamento em material didático para as salas de aula, equipamentos informáticos e audiovisuais e equipamentos de refeitório, que ficam ao encargo dos agrupamentos.

Para apoio aos trabalhos de manutenção das instalações escolares, a autarquia compromete-se a disponibilizar uma viatura automóvel, com motorista, afeta ao Agrupamento de Escolas Prof. Carlos Teixeira e que estará disponível para os restantes agrupamentos.

O protocolo envolve ainda aspetos relacionados com o pessoal não docente, ação social escolar, transportes escolares, atividades de enriquecimento curricular (1º ciclo) e desenvolvimento de projetos educativos.

O documento prevê a transferência de verbas para os agrupamentos no sentido de fazer face às tarefas antes referidas e que, em 2012, soma a quantia de 162 630 euros.

Fonte: Município de Fafe


Sem comentários: