NAVEGUE PELO BLOGUE

9 de julho de 2012

FESTAS DA CIDADE TIVERAM VISITA DE COMITIVA GAULESA GEMINAÇÃO COM SENS MAIS CONSOLIDADA


Uma delegação da cidade francesa de Sens, liderada pelo seu “maire” Daniel Paris, esteve em visita oficial à cidade de Fafe entre sexta-feira e domingo, regressando a França na manhã desta segunda-feira. O objetivo da deslocação é preparar a geminação entre os dois municípios que deve acontecer em Sens em Novembro próximo.
A visita da delegação francesa, que integrou uma dezena de pessoas, sobretudo de vereadores e conselheiros municipais, coincidiu com o fim-de-semana das Grandes Festas do concelho de Fafe em honra de Nossa Senhora de Antime (6-8 de Julho).

A comitiva foi recebida na Câmara Municipal de Fafe, no final de sexta-feira, altura em que se juntou aos presentes a cônsul francesa no Porto.
O Presidente da Câmara, José Ribeiro, disse da sua grande satisfação em receber a delegação francesa em Fafe, “uma região de muita emigração para França e essa é uma das razões que leva a esta cooperação com Sens”, cidade onde residem muitos emigrantes oriundos desta região. O autarca manifestou grande simpatia pelo povo francês, que desde os anos 60 acolheu favoravelmente a emigração portuguesa.
“Fafe é a sala de visitas do Minho, onde se recebe bem” – referiu o presidente do município, aludindo à visita, que fez coincidir propositadamente com as festas concelhias, “momento de maior dinâmica cultural, religiosa e social” do concelho.
José Ribeiro considerou, finalmente, que é vontade dos municípios de Fafe e de Sens que o protocolo de geminação entre as duas cidades “ajude a desenvolver económica e culturalmente” os dois municípios.


Daniel Paris, Maire de Sens 



Daniel Paris agradeceu o acolhimento que teve na cidade de Fafe, elogiou a cultura, a literatura e a língua portuguesa, considerando-as “extraordinárias” e manifestou grandes expectativas quanto ao protocolo de geminação que está previsto ser assinado dentro de quatro meses na cidade francesa.
A comitiva de Sens visitou diversos locais turísticos do município de Fafe, assistiu à procissão e à marcha luminosa das Festas de Antime e visitou a Capital Europeia da Cultura, em Guimarães, na tarde de domingo.

Fonte: Município de Fafe


EXPOSIÇÃO SOBRE EMIGRAÇÃO EM FRANÇA FOI 

INAUGURADA NO E. LECLERC



Em final de tarde do passado sábado, 7 de julho, uma comitiva liderada pelos presidentes de Fafe e Sens deslocou-se ao E. Leclerc para inaugurar uma exposição documental alusiva aos 25 anos de emigração portuguesa em França.



Fotos: Jesus Martinho





Sem comentários: