NAVEGUE PELO BLOGUE

23 de julho de 2012

VILA DE ARÕES ASSINALOU 3º ANIVERSÁRIO


Na passada sexta-feira, 20 de Junho, comemorou-se o 3.º aniversário da elevação a Vila de Arões S. Romão, uma das mais importantes freguesias do concelho de Fafe ao nível demográfico, desenvolvimento industrial e prestação de serviços.


Para assinalar a efeméride, a Junta de Freguesia de Arões S. Romão promoveu uma sessão evocativa que teve lugar a partir das 21h15 no Auditório do seu edifício – sede, que contou com a presença do historiador Daniel Bastos, do vice-presidente do Município de Fafe, Antero Barbosa, da provedora e presidente da Assembleia Geral da Santa Casa da Misericórdia de Fafe, respetivamente, Maria das Dores Ribeiro João e António Marques Mendes, representantes da Igreja e coletividades de Arões S. Romão, e inúmeros aronenses que quiseram marcar presença nesta simbólica iniciativa.



Com um programa que computou interpretações musicais de alunos da Escola "MusicBox", e a reexibição do filme Transbordados, de Arões para a Europa, de Tiago Moreira, produzido no âmbito do projeto “Arões na Europa”, dinamizado pela ADISFAF, a cerimónia, que segundo a presidente da Junta de Arões S. Romão, Cláudia Castro, visou “homenagear a população local e todos aqueles que representam as forças vivas da Freguesia”, abrangeu uma palestra do historiador Daniel Bastos, autor do livro “Santa Casa da Misericórdia de Fafe -150 Anos ao Serviço da Comunidade”.

 

 Presente na iniciativa, o vice-presidente da Câmara Municipal de Fafe, Antero Barbosa, que se regozijou pela presença das diversas forças vivas da freguesia na cerimónia, destacou a importância de Arões S. Romão no desenvolvimento económico e populacional do concelho de Fafe, assegurando por parte da edilidade a continuidade de um papel solidário que pugne conjuntamente com a Junta de Freguesia pelo progresso da Vila de Arões S. Romão.

 

A sessão compreendeu ainda a representação da peçaArões, esta grande terra”, escrita e encenada por Marta Lopes, em que o Grupo de Teatro de Arões através dos atores António Soares, Maria de la Salete Castro, Rosa Costa Oliveira, Maria de Jesus Leite, Elvira Soares Leite, Isabel Lopes, Cláudia Patrícia Pereira, Catarina Lopes e Ana Beatriz Peixoto, evocaram a figura histórica do benemérito brasileiro de torna – viagem, José Alves de Oliveira Bastos, antigo provedor da Misericórdia de Fafe, cuja descendência criou profundos laços em Arões S. Romão. Encontrando-se entre os seus diretos herdeiros a conhecida pintora Fina – Rosa, como neta, e o destacado advogado e presidente da Assembleia Geral da Misericórdia de Fafe, António Marques Mendes, como bisneto.





Fonte: Município de Fafe
Fotos: DR

 

 


Sem comentários: