NAVEGUE PELO BLOGUE

28 de agosto de 2012

MUSEU REGIONAL DO AUTOMÓVEL DE FAFE

VISITE DE TERÇA A DOMINGO

Fafe impôs-se desde a década de 80 inegavelmente como um dos locais privilegiados do desporto automóvel do país. Os emocionais troços da Lameirinha e de Luílhas, com os dois famosos «saltos» de cortar a respiração e a espetacular descida do Confurco, transformaram o concelho num ponto de referência fundamental co contexto das provas motorizadas, alcançando Fafe à categoria de «Catedral dos Ralis».





Pelas excecionais condições naturais das classificativas e pelo reiterado investimento feito pela Autarquia durante perto de duas décadas no desporto automóvel, para fazer a promoção turística do concelho, Fafe foi escolhido para a criação do Museu Regional do Automóvel.

Havendo em Portugal grande número de exemplares de automóveis antigos, são escassos os espaços museológicos onde possam, de forma organizada, estar acessíveis ao público em geral e aos amantes do desporto automóvel em particular. Daí a importância deste Museu em Fafe, indubitavelmente a «Catedral» do desporto do País, conceituado nacional e internacionalmente, pela sua ligação às mais importantes provas do calendário automobilístico do país.




O Museu Regional do Automóvel é o terceiro Museu do género no país e está instalado com a dignidade que os automóveis com história merecem. Esta estrutura museológica revela um inegável interesse pedagógico, cultural, social e turístico, para o concelho e para a região.

Assim um dos objetivos deste Museu é a divulgação e valorização dos automóveis antigos, constituindo um pólo de atracão local, enquanto memória e história dos veículos motorizados. Outro é de carácter formativo e está virado para o conhecimento que oferece às camadas estudantis, designadamente as que frequentam cursos para os quais interesse vislumbrar a evolução tecnológica no que respeita ao automóvel.

Fonte: “GEIRA”












Museu Regional do Automóvel foi inaugurado em Julho de 1997, sendo uma iniciativa conjunta do Município de Fafe, da Região de Turismo do Verde Minho e do Clube Português de Automóveis Antigos.



A instituição, na cidade de Fafe, desta estrutura museológica revela-se de inegável interesse pedagógico, cultural, social e turístico, para o concelho e para a região.



Visitar este Museu é como reviver o passado enquanto memórias e história dos veículos motorizados.



Horário





Terça-Feira a Domingo - 09H30/12H30; 14H30/17H30

Encerra às Segundas-feiras


Entrada: 0,50€ - Estudantes; 2€ - Adultos


Edifício Nun'Álvares, Cave


Rua Guerra Junqueiro


4820 - Fafe



Tel: (+351) 253 596 996



Correio electrónico: naturfafe@gmail.com Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Java script ativado para o visualizar Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Java script ativado para o visualizar.

Fonte: "NATURFAFE"





Sem comentários: