NAVEGUE PELO BLOGUE

10 de outubro de 2012

ESCOLA CENTENÁRIA PARADA NO TEMPO




A Escola Conde de Ferreira, localizada na Rua de Montenegro, foi desactivada em 2006 e degrada-se dia para dia.



O mais antigo estabelecimento de ensino da urbe, inaugurado em 2 de Novembro de 1868, aguarda por trabalhos de conservação e eventual reutilização.

Não conhecemos o destino pensado para aquela pérola do Património fafense, mas, porque não instalar ali um centro interpretativo do Ensino Primário em Fafe? Material é coisa que não falta!



Ao longo de 140 anos, milhares de crianças e muitos professores e auxiliares passaram por esta pequena Escola. Serão muitos os fafenses que têm grande afectividade pela casa que os introduziu no ensino, por entre brincadeiras e correrias no exíguo recreio. Muitas memórias estarão guardadas nos corações daqueles que frequentaram a Conde de Ferreira.





Repentinamente, veio-me à memória a saudosa e malograda Escola da Feira Velha… mas não poderá haver qualquer semelhança. O desfecho não será igual e, certamente, o Município encontrará uma rápida e eloquente solução que vise a salvaguarda e valorização do mais antigo edifício escolar da cidade, quase a chegar aos 150 anos de idade!






Seja como for e porque, “gato escaldado de água fria tem medo”, lembro também que “prudência e caldo de galinha não faz mal a ninguém”!


       






 Fotografias

     
 Outubro de 2012

Sem comentários: