NAVEGUE PELO BLOGUE

13 de novembro de 2012

HISTÓRIA E TOPONÍMIA DAS RUAS DE FAFE EM LIVRO








 A mais recente obra do investigador fafense Artur Magalhães Leite intitulada: AS RUAS DE FAFE – HISTÓRIA E TOPONÍMIA, vai ser apresentada esta sexta-feira, 16 de Novembro, na Biblioteca Municipal, com início marcado para as 21h30.
Mónica Guimarães, arquivista no Arquivo Histórico Municipal fará a apresentação do livro cujo prefácio assinou.

 “O estímulo que me levou a recolher dados históricos sobre as ruas de Fafe liga-se ao meu desconhecimento sobre a evolução toponímica da cidade. Embora possa parecer uma banalidade aos olhos de leitores menos atentos à profundidade deste trabalho, trata-se de um grande esforço no campo da pesquisa, no número de horas aplicadas nas recolhas, na seleção e no tratamento do material pesquisado e recolhido”. 


Outras justificações que abonam o presente trabalho, são as múltiplas aplicações, e os inúmeros ensinamentos que esta recolha pode ter para os leitores. Vai facilitar a localização das ruas, mostrar a importância e o valor dos seus patronos, alertar para a evolução onomástica ocorrida com o passar dos anos (…). No conjunto pode-se conhecer uma parte da história local e nacional, dos lugares, da geografia fafense e identificar artérias desconhecidas ou mal localizadas”, referiu o autor.


 “Fruto de um labor moroso e ingente, mas profícuo para a memória de Fafe, esta obra permite-nos resgatar do esquecimento os velhos topónimos e identificar os novos, explorando e localizando as raízes de um determinado local.

O autor apresenta o nome das ruas, ordenadas alfabeticamente, com a designação/justificação da importância da figura, do local ou do acontecimento que importa comemorar. Fá-lo numa abordagem literária e histórica, identificando nas nomeações e renomeações das vias os topónimos de continuidade e de rutura”, escreveu Mónica Guimarães.

Sem comentários: