NAVEGUE PELO BLOGUE

22 de novembro de 2012

PROTOCOLO DE GEMINAÇÃO DAS CIDADES DE FAFE E SENS (FRANÇA) FOI ASSINADO


 
 
No domingo, 18 de Novembro, coroando uma série de encontros preparatórios entre as partes, realizou-se, no salão nobre da Mairie de Sens, em França, a cerimónia de geminação entre as localidades de Sens e de Fafe.
A assinatura do protocolo foi protagonizada pelos Presidentes do Município de Fafe, José Ribeiro, e de Sens, Daniel Paris, acompanhados por Pedro Lourtie, Cônsul Geral de Portugal em Paris.

 


A comitiva da cidade de Fafe incluiu ainda os vereadores Vitor Moreira, Leonel Castro e Fernanda Castro, bem como a secretária da Assembleia Municipal, Sílvia Soares.



 Na sua intervenção, e segundo o lusojornal.com, José Ribeiro salientou “o ato cordial desta geminação entre as cidades de Sens e de Fafe que traduzem a colaboração e o entendimento entre Portugal e França, entre os dois povos, na Europa em geral, na sua importância porque contribuem para perpetuar a paz entre os povos”. Salientou o empenho formidável de Manuela Godinho no restabelecimento do diálogo entre os dois municípios, numa iniciativa já proposta em 2000, e também o apoio dado pelo Consulado Geral de Portugal em Paris. “Esta geminação vai de encontro às aspirações dos fafenses que constituem uma parte importante da população portuguesa em Sens”. Terminou agradecendo a presença do Cônsul Geral, Pedro Lourtie, que apadrinhou o ato, a disponibilidade do Maire, que se deslocou a Fafe em julho deste ano e sem cuja decisão final tal cerimónia não teria lugar.

 

Por sua vez, o maire Daniel Paris, dirigindo-se aos portugueses, em particular, salientou os valores da nossa língua, do nosso passado, desde o século XVI, da nossa história. E lembrou que, desde os anos 60, muitos portugueses foram para Sens, muitos deles oriundos de Fafe e que pode estimar-se que entre 10% e 15% da população de Sens é de origem fafense. “Aliás, até mesmo quando visitei Fafe encontrei Portugueses de Sens. Mas vi sobretudo uma cidade extraordinária, uma qualidade de vida, um dinamismo”.

 No rescaldo da visita, o presidente da Câmara de Fafe, José Ribeiro, considera que “foi uma grande jornada de afirmação e promoção de Fafe, uma bonita e grande festa proporcionada pela presença de ranchos folclóricos portugueses de duas associações portuguesas e ainda pela presença maciça de fafenses e portugueses residentes em Sens e na região”.

Refere ainda que participou no encontro das cidades geminadas com Sens (Lorräch, Alemanha; Senigallia, Itália; Chester, Inglaterra e Vyshgorod, Ucrânia), o qual será realizado em Fafe em 2013, ano em que a cidade de Fafe acolherá igualmente os jogos desportivos da juventude das cidades geminadas.

 “Creio que estivemos à altura das nossas responsabilidades, que granjeámos a simpatia de todos os outros e o carinho e admiração do Maire e da mairie de Sens, tão importante para o sucesso da cooperação que ora iniciámos e que queremos desenvolver” – sublinha o autarca fafense.
 
Fonte: Município de Fafe (DCDJ)

 

 

 

Sem comentários: