NAVEGUE PELO BLOGUE

24 de janeiro de 2013

VITELA DE FAFE "OS DE FAFE AMOLAM-SE OS DE FORA CONSOLAM-SE



 


IN: Jornal "O DESFORÇO", 3 Fevereiro de 1915







2 comentários:

António Daniel disse...

Qual a origem da vitela de Fafe?

Jesus Manuel Pires Martinho disse...

Caro António Daniel: Pergunta difícil a sua... Suponho que a questão se prende à vitela à moda de Fafe, ou seja, à forma como é confeccionada. Penso que o que mais influenciou a fama da "Vitela à moda de Fafe" foi a origem da carne, tanto quanto eu sei, no momento, gado de origem barrosã, que ainda hoje é criado em território fafense e que tem uma origem ancestral, no auroque, grande bovino extinto em finais do século XVII. A proliferação do gado doméstico e consequentes alterações genéticas condicionaram as características de espécies bovinas, até ao estado actual.
Em termos gastronómicos a confecção da vitela à moda de Fafe poderá ter origem no século XIX em um qualquer dos vários "hotéis" da Vila de antanho. Estou convencido que na época (séc. XIX) a vitela em Fafe era confeccionada de forma muito parecida, tanto em casas públicas como particulares, a receita é simples, o segredo parece residir na boa qualidade da carne produzida no concelho, oriunda do "Barroso" e nas partes tradicionalmente utilizadas: "nispo", "costela mendinha" e "ilhada" em "nacos". Por vários motivos, tenciono investigar este assunto, que considero importante para a nossa memória colectiva. Para já aponto o Século XIX como origem da vitela confeccionada à moda de Fafe.
Agradeço-lhe a questão e espero ter construído uma resposta satisfatória... A dedicação ao estudo desta e de outras questões poderão, num futuro próximo, iluminar o conhecimento do fenómeno “vitela de Fafe”.