NAVEGUE PELO BLOGUE

24 de março de 2013

“FAFE CAPITAL DO MONÓLOGO”

 

A vitalidade cultural fafense é bem conhecida. Nos últimos anos temos assistido a centenas de eventos culturais que, por vezes, acontecem de forma alucinante. Terá Fafe público para tamanha avalanche cultural? Creio que não. Mesmo os espectáculos mais comerciais no Teatro-Cinema nem sempre têm a assistência desejada.

No início deste ano o Município assinou um protocolo com parte da equipa do extinto Centro de Criatividade da Póvoa de Lanhoso liderada pelo encenador espanhol Moncho Rodriguez. Em pouco tempo o projecto “Fafe Cidade das Artes” arrancou e em quinze dias, de 8 a 22 de Março, os fafenses puderam assistir a quatro monólogos teatrais com seis representações.

Antime foi a primeira freguesia a receber a actriz Marta Carvalho com a peça “Labirinto de Amor e Morte” que teve uma segunda representação na Vila de Arões; a brasileira Ângela Mourão apresentou “Olympia” no Teatro-Cinema; outra actriz brasileira, Fernanda Pimenta estreou-se em Fafe, na freguesia de Arões, com o monólogo “Quando se Abrem os Guarda-Chuvas” e o conhecido actor Pedro Giestas foi a Antime representar “A Visita”.

Fora do programa “Fafe Cidade das Artes”, o Teatro-Cinema ainda apresentou, no dia 23 de Março, a grande actriz Lídia Franco com o monólogo “Óscar e a Senhora Cor de Rosa”.

Excelentes espectáculos, quase sempre bem participados.

Agora que, em Fafe, parece ter pegado a moda dos monólogos, de produção mais barata, com actores de fora do concelho, será aconselhável os grupos de Teatro fafenses apostarem neste género teatral e “entrarem no barco”. De outra forma podem perder visibilidade ficando a “falar sozinhos”.

Estou a prever alguns grupos da Terra a saírem das suas fronteiras para mostrar a sua arte cénica.

Fafe tem, também no Teatro, boa prata da casa, que certamente não ficará esquecida neste projecto…

 Cinco representações a solo em apenas duas semanas é obra sem precedentes na que podemos  designar por
 “Capital do Monólogo”.
 
 
Monólogo "Labirinto de Amor e Morte" por Marta Carvalho
 

Monólogo "Olympia" por Ângela Mourão 
 
 

Monólogo "Quando se Abrem os Guarda-Chuvas" por Fernanda Pimenta
 
 

Monólogo "A Visita" por Pedro Giestas
 
 
 
Monólogo "Óscar e a Senhora Cor de Rosa" por Lídia Franco
 
 
Quarta-feira, 27 de Março Dia Mundial do Teatro
Grupo fafense "Teatro Vitrine" celebra data na Póvoa de Lanhoso
 
 
 
Não sobrou nada para Fafe?
 
 


Sem comentários: