NAVEGUE PELO BLOGUE

7 de abril de 2013

IV JORNADAS LITERÁRIAS FORAM LANÇADAS






Na tarde da passada terça-feira, 2 de Abril, o Salão Nobre do Teatro-Cinema local encheu de público para conhecer os contornos e o programa das Jornadas Literárias 2013.
Sob o título “Viajar e Sentir”, as Jornadas Literárias (JL) deste ano decorrerão entre os dias 19 e 28 de Abril, com um extenso e variado programa que pretende envolver população de todo o concelho.
Em representação do Município o Vereador da Cultura, Pompeu Martins afirmou que as JL são o “grande momento da vida do concelho. Este é o modelo de desenvolvimento que pretendemos para Fafe, de promoção de uma cidadania activa”, disse o responsável pela cultura local que vê, com agrado, a união de pessoas de várias terras, de cor política distinta, trabalharem em conjunto e fazerem esta “coisa tão grande e muito bonita que são as JL”
“Era relativamente fácil para nós, Câmara Municipal, comprarmos cultura, contratar equipas especializadas para desenvolver actividades culturais em Fafe, mas não enveredamos por esse caminho, fazemos o eu é nosso com a nossa gente”, declarou Pompeu Martins que, a fechar agradeceu a todos os envolvidos neste evento, asseverando que o Município está a fazer o que lhe compete; apoiar este modelo de cultura participada que tem vindo a crescer de ano para ano.



O Historiador Artur Ferreira Coimbra fez uma breve viagem em jeito de enquadramento cronológico das próximas JL. “Fafe dos Brasileiros” volta a ser um dos períodos históricos abordados por ser um fenómeno marcante para o desenvolvimento de Fafe dos finais do século XIX e princípios do século XX. O centenário da entrada em funcionamento dos Paços do Concelho (1913) será também alvo de comemoração e recriação. Uma breve lição de História local pela voz do investigador Artur Coimbra.
Pedro Teixeira, em representação da Associação Empresarial de Fafe, parceira deste projecto, responsável pelo grafismo do material divulgativo das JL, explicou que vão ser lançadas duas agendas distintas: Uma referente às JL propriamente ditas e outra com o programa de “Fafe dos Brasileiros” com diversas recriações de época. Os cartazes alusivos ao evento foram também distribuídos pelos presentes na sessão.
Finalmente, O Coordenador das JL Carlos Afonso apresentou o vasto programa da 4ª edição das JL. Com o auxílio de uma projecção multimédia.



O mentor e timoneiro das JL, visivelmente entusiasmado, afirmou que “as Jornadas são nossas, são do Município, são das Freguesias, são das Associações, das Escolas e outras Instituições locais… é por isso que têm esta grandeza. As JL são feitas com muito trabalho, muito amor, muitos sonhos, mas também a pensar no futuro”, transmitiu Carlos Afonso que, citando Fernando Pessoa disse, “evocar o passado para animar o presente e perspectivar o futuro”.
As JL deste ano, para além da sua vocação cultural, pretendem também entrar na vertente turística, resgatando a vitela à moda de Fafe e promovendo os produtos tradicionais do concelho numa grande Feira Tradicional.
Espectáculos, passeios, recriações de época, exposições, apresentação de livros, cortejo etnográfico, feira do livro, jogos tradicionais e outros eventos vão envolver milhares de fafenses que, em edições anteriores das JL demonstraram forte vontade de participação e enorme agrado por esta iniciativa única na região e talvez no país.




Durante dez dias Fafe vai abrir-se como um livro a toda uma quantidade e diversidade de eventos culturais que integram o maior e mais ambicioso programa do “grande momento da vida cultural do concelho”, citando o edil Pompeu Martins.
«De Fafe, com Fafe, para Todos» é o lema das 4ªs Jornadas Literárias de Fafe cuja Comissão Organizadora acredita vai ser mais um enorme sucesso.


Edição 56 de cinco de Abril de 2013

Sem comentários: