NAVEGUE PELO BLOGUE

12 de abril de 2013

JÚLIO FERREIRA LEITE APRESENTA LIVRO DE POEMAS

       

 


Chama-se Um Certo Olhar (… e outras declarações de amor) o livro de estreia que o poeta fafense Júlio Ferreira Leite apresenta esta sexta-feira, 12 de abril, a partir das 21h30, no Salão Nobre do Teatro-Cinema da sua terra natal. A entrada é livre!

O evento é promovido pelo município de Fafe e pela Academia de Música José Atalaya.

A apresentação da obra está a cargo do Conselheiro João Magalhães e do escritor Pompeu Miguel Martins, vereador da cultura da edilidade.

Haverá leitura de poemas e um momento musical por Ana Faria (saxofone).

A anteceder a sessão, ocorre a oficialização da oferta de um piano à Academia de Música José Atalaya, por parte de Miguel Assunção Lopes e esposa, com intervenção musical pelo pianista Giosuè di Vincenti.

No decurso do sarau cultural, abrirá ao público a exposição dos acrílicos que serviram para ilustrar a obra, da autoria do consagrado pintor Victor Costa.

Em nota breve, no início do livro, Júlio Ferreira Leite escreve: “Os textos que integram este livro são fotografias íntimas, profundas… com cores e referências. São fotografias-afectos! (…) A publicação acontece na sequência de uma grande luta interior que sempre pretendeu justificar-se pelo magoado ‘luto’, nunca cumprido. E pela reserva íntima que sempre se manifesta num qualquer ‘álbum’ de afectos…”.

Júlio Ferreira Leite nasceu em Cepães (Fafe) e reside em Braga há muitos anos, exercendo a profissão de advogado. “Um Certo Olhar” é o seu primeiro livro publicado.

 As ilustrações são da autoria do artista Victor Costa, natural de Guimarães (1944) e que residiu e trabalhou em Fafe entre 1968 e 1975, altura em que conheceu e privou com o poeta e de cuja amizade resultam os belíssimos desenhos insertos na obra.

 Victor Costa, actualmente, é director do Centro de Artes de S. João da Madeira, fundador e membro do Conselho de Administração do Lugar do Desenho – Fundação Júlio Resende. Expôs individual e colectivamente em múltiplas e conceituadas galerias portuguesas e de diversos países.

 Fonte: Município de Fafe

Sem comentários: