NAVEGUE PELO BLOGUE

22 de maio de 2013

CEPÃES CAPITAL CONCELHIA DO JOGO DO PAU




No concelho de Fafe, a freguesia de Cepães é a que ainda mantem a tradição do Jogo do Pau. Fafe atingiu o auge da modalidade nos anos 70, chegando a realizar, em 1986, o 1º e único, até ao momento, Encontro Nacional de Jogo do Pau. Naquelas duas marcantes décadas para a modalidade, com centenas de praticantes espalhados por todo o território do concelho, Fafe tinha visibilidade nacional no âmbito da “Esgrima Lusitana” que, felizmente ainda é praticada em vários pontos deste nosso País. Actualmente Fafe detém o seu único reduto de Jogo de Pau na freguesia de Cepães, onde persistem dois grupos: a Sociedade de Recreio Cepanense e o Centro Cultural e Recreativo da Juventude de Cepães, associação promotora de um Encontro anual de Jogo de Pau que caminha para a sua 8ª edição, juntando grupos de “Esgrima Lusitana” de vários pontos do País.
No passado dia 19 de Maio, integrado no programa da inauguração do Museu Etnográfico Nª Srª de Guadalupe, dezenas de praticantes, jovens de várias idades, demonstraram a força da freguesia de Cepães na manutenção desta prática desportiva, tradicional, que merece maior apoio e atenção das entidades responsáveis, o Jogo do Pau, em Fafe, tem de ser preservado como uma das suas principais marcas identitárias.

Como foi delicioso ver uma criança de tenra idade “bater” nos mais velhos!


Bem-haja a freguesia de Cepães pela difícil luta na manutenção desta modalidade, desta tradição cultural que tão bom nome espalha pelo mundo. 



Sem comentários: