NAVEGUE PELO BLOGUE

19 de maio de 2013

MUSEU Nª Sª DE GUADALUPE FOI INAUGURADO EM CEPÃES





Como aqui foi anunciado, na tarde deste domingo, 19 de Maio, teve lugar o acto inaugural do Museu Nª Sª de Guadalupe na freguesia de Cepães.
Este núcleo etnográfico é fruto da enorme dedicação de Abílio Freitas e da boa vontade da Paróquia de Cepães, liderada pelo pároco José Marques Domingues que cedeu as instalações.


Pelas 16h30, José Ribeiro, Presidente do Município de Fafe, Manuel Silva, líder da Junta de Freguesia local e Pe. José Marques descerraram a placa inaugural, perante centenas de populares que quiseram associar-se à cerimónia, que também teve a presença do consagrado artista plástico e filho da terra, Orlando Pompeu, um dos homenageados da tarde. Mas a figura de destaque foi Abílio Castro, mentor e grande obreiro deste novo equipamento cultural que, nas palavras de José Marques, “é uma mais-valia para a freguesia, para o concelho e até para a região”. Por seu lado o chefe do executivo camarário, José Ribeiro, referiu a “riqueza e diversidade do espólio que integra o novo Museu”, que considerou um “património único, bem organizado, testemunho de uma memória histórica digna de ser lembrada”. Abílio Castro agradeceu a todos que, pelo seu apoio tornaram possível este empreendimento, destacando a Paróquia de Cepães que disponibilizou o espaço e apoiou.







Aproveitando a ocasião, a Junta de Freguesia de Cepães, apresentou publicamente o seu novo e luxuoso autocarro de 20 lugares no valor de 60.000 Euros, uma viatura que “servirá todos os cepanenses”, referiu o autarca local.





A tarde inaugural contou com animações do Grupo de Bombos de S. Mamede de Cepães, agora ligado à Paróquia, totalizando 23 jovens elementos; o Jogo do Pau da S. R. Cepanense e C.C. R. da Juventude de Cepães; Uma performance de percussão pelo “Kreative Art’s; Grupo de Cantares do C. C. S. D. da Câmara Municipal de Fafe e Grupo Coral da Igreja Paroquial de S. Mamede de Cepães.




Uma tarde de festa onde reinou a cultura local com algum aproveitamento político à mistura, fruto da época que se aproxima a passos largos.
Cepães ganhou um belo e rico Museu Etnográfico que espera receber muitas visitas no seu novo “Espaço de Memórias de uma Terra Orgulhosa do Seu Passado”, assim diz o desdobrável do Museu Nª Sª de Guadalupe.

CONTACTOS:

Residência Paroquial:

253 493 658
961 743 032

Abílio Castro:

253 113 293
969 217 915

Sem comentários: