NAVEGUE PELO BLOGUE

17 de junho de 2013

ALBUFEIRA DE QUEIMADELA CLASSIFICADA COMO ÁGUA BALNEAR INTERIOR EM 2013


Considerando que nos termos da legislação em vigor a Albufeira de Queimadela reunia todos os requisitos para a identificação da água para a prática balnear, o município de Fafe apresentou à Agência Portuguesa do Ambiente uma proposta no sentido de aquele espaço de lazer vir a ser classificado como “água balnear interior”.
Esses requisitos são a integração numa zona balnear devidamente infra-estruturais, que o uso balnear esteja previsto nos instrumentos de gestão territoriais, designadamente no PDM, que a afluência de banhistas seja significativa e que se preveja a possibilidade de assegurar a assistência aos utilizadores.
 Ao apresentar a sua candidatura, no ano anterior, o município cumpriu um programa de monitorização, para verificação da qualidade da água, de frequência semanal, que começou duas semanas antes da época balnear e que se prolongou até ao final da mesma (1 de junho a 30 de setembro).
Os resultados obtidos de qualidade da água corresponderam às expectativas, tendo todas as amostras classificação excelente, pelo que a Albufeira de Queimadela foi identificada como “água balnear interior” no ano de 2013.
 O município informa, assim, os utilizadores que o período balnear na Albufeira de Queimadela decorre entre os dias 15 de junho e 15 de setembro.
 Ao longo deste período, compete à Agência Portuguesa do Ambiente estabelecer o programa de monitorização da qualidade da água, enquanto à autarquia, na qualidade de entidade gestora da infra-estrutura, além da informação, compete acautelar o serviço de vigilância e socorro, nos termos legais, competência delegada no Clube Náutico de Fafe, no âmbito de um contrato-programa celebrado entre as duas entidades.
 Fonte: Município de Fafe

1 comentário:

Anónimo disse...

a albufeirade queimadela com as descargas das retretes esistentes no alto e a alguns métros a bonba da aggua para o consumo :merece aplausos?