NAVEGUE PELO BLOGUE

11 de junho de 2013

FEIRA TRADICIONAL (VÍDEO)








A Feira Tradicional do Concelho de Fafe acontece desde 2008, invariavelmente no feriado de 10 de Junho, na Praça 25 de Abril.
Há seis anos que o centro da cidade acolhe tradição e memória através desta iniciativa do Rancho Folclórico de Fafe que recria as feiras de antanho no seu espaço de origem, há mais de 140 anos.
De fora do concelho vêem alguns feirantes que se juntam aos locais comercializando os mais diversos produtos, na sua maioria tradicionais e artesanais. As novidades da terra e algum gado, miúdo e graúdo marcam também a sua presença para encanto de milhares de visitantes que, todos os anos acarinham este evento, um dos mais felizes da urbe, diga-se. Os sabores tradicionais são também uma alternativa para o almoço ou merenda de muitos que por ali passam. Figurantes vestidos à época deambulam, com graça, pelo recinto provocando o público, incentivando-o a abrir os cordões à bolsa, entoando velhos pregões. Aqui e ali ouvem-se "descantes" ao som robusto de concertinas e violões.
A Feira Tradicional de Fafe é uma aposta ganha que o Rancho Folclórico de Fafe não quererá abandonar e certamente irá melhorar. Falta-lhe, na minha opinião, melhor divulgação, chamando a Fafe ainda mais forasteiros… os da terra já participam em número muito significativo. Para nós é já um hábito rever tradição e memórias nesta simpática feira anual de 10 de Junho que honra a cultura popular fafense.  

Sem comentários: