NAVEGUE PELO BLOGUE

15 de junho de 2013

I FEIRA MEDIEVAL ANIMA FAFE DURANTE ESTE FIM DE SEMANA



O Agrupamento de Escolas de Fafe, em parceria com a Câmara Municipal, promove a realização, nos dias 14, 15 e 16 de junho, no centro da cidade, da I Feira Medieval do concelho.
Nas palavras da diretora do Agrupamento, Natália Correia, “a I Feira Medieval pretende ser um espaço de animação e convívio, criado com o objetivo de dar a conhecer ao público residente e visitantes, hábitos e costumes caraterísticos da Idade Média, tais como hábitos alimentares, locais de encontro e lazer, bem como o negócio e a forma como o mesmo era feito. O objetivo principal é que a Feira retrate acontecimentos ou tradições de caráter local ou regional, fundamentados em documentação ou outros elementos da história local”.



No certame estarão presentes artesãos, mercadores, regatões e artífices, vindos dos mais diversos lugares, que irão transformar o centro da cidade de Fafe, num espaço privilegiado de encontro, negócio, lazer e, também, de comes e bebes.




Com este evento, “pretende-se a implementação de uma forte dinâmica por parte da comunidade escolar, que com o envolvimento direto e a participação dos alunos das turmas dos Cursos Profissionais de Organização de Eventos e Animador Sociocultural da Escola Secundária de Fafe, contribuirão, justamente com os restantes intervenientes, para a dinamização do evento através da representação de diversos quadros daquela época histórica e de diversas tendas com jogos, videntes e outras figuras representativas da época medieval”.
Trata-se de um sinal evidente da abertura da escola à comunidade envolvente, levando as atividades para fora do ambiente escolar, sendo que esta se enquadra no plano anual de atividades da Escola Secundária de Fafe.


Também o vereador da Cultura, Pompeu Miguel Martins, interveio para valorizar um evento que se acrescenta a outros que têm tornado Fafe um local de relevante oferta cultural, no quadro da cultura participada e da democratização da oferta cultural.
O autarca evidenciou a disponibilidade da Câmara para o apoio às iniciativas que valorizem a cidade e acrescentem valor à cultura local, sendo interessante mais esta parceria com o Agrupamento de Escolas de Fafe, que se segue à união de esforços no quadro das IV Jornadas Literárias que tiveram lugar em abril último.


Mercado, música e jogos medievais, ambiente de época, animação de rua e espetáculo de fogo são alguns dos momentos deste evento que promete animar fortemente o centro urbano durante o fim-de-semana de 14 a 16 de junho.

Uma feira medieval “diferente”, segundo a organização e que vai envolver a participação de quatro ou cinco centenas de alunos dos diversos graus de ensino do agrupamento e que não estejam sujeitos a exames.



Fonte: Município de Fafe

Sem comentários: