NAVEGUE PELO BLOGUE

15 de julho de 2013

MOINHO EÓLICO DE ABOIM UMA RUÍNA QUE DEU FRUTOS

Ruína do moinho eólico em 2003


No passado dia 9 de Maio cumpriu-se o 5º aniversário da inauguração da recuperação do moinho eólico de Aboim. A persistência do Presidente de Junta de Freguesia, António Novais, com o aval da sua equipa autárquica, a união de uma comunidade que respeita o seu legado patrimonial e a competência do técnico Jorge Miranda da empresa Etnoideia, com os apoios financeiros da Junta de Freguesia, da Sol do Ave (LIDER) e do Município de Fafe, tornaram possível o que parecia impossível, restaurar e tornar funcional uma ruína, para muitos, sem qualquer significado.


Moinho eólico de Aboim em 2010

Há pouco mais de cinco anos, Aboim deu um passo gigantesco para o seu desenvolvimento, aproveitando os seus recursos naturais, património e memória colectiva, a freguesia mais longínqua do concelho de Fafe saiu do anonimato e é actualmente o melhor exemplo de desenvolvimento sustentável do município. Nos últimos anos milhares de forasteiros têm usufruído da oferta turística de Aboim, cada vez mais atractiva.
 “Todo um Mundo para Descobrir” é o feliz chavão que distingue a “Aldeia Pedagógica da Montanha e do Centeio”. Uma aposta ganha que tem ainda muito para dar.


Sem comentários: