NAVEGUE PELO BLOGUE

24 de agosto de 2013

TRAVASSÓS ASSISTIU A UM DESFILE INÉDITO DE TRAJES DE PALHA


A freguesia de Travassós, através da Comissão de Festas a Nossa Senhora das Graças, realizou um desfile de trajes de palha que teve lugar no recinto da Capela de N. Sra. das Graças na noite de 23 de Agosto após uma concorrida procissão de velas.
Este inovador e original evento contou com a presença de centenas de espectadores que, entusiasmados, aplaudiram a iniciativa sem precedentes com uma vintena de participantes que apresentaram variados e inspirados trajes confeccionados em palha. Do menino de comunhão à noiva passando por índias, figuras de banda desenhada e uma dama antiga, crianças e jovens desfilaram no palco da festa sob o olhar atento de um júri que, no final teve dificuldade em nomear os vencedores.
Organização e público gostaram da iniciativa que pode ser um passo importante para a revitalização e promoção de uma actividade ainda praticada na freguesia de Travassós, Capital Concelhia da Palha.
Um sarau cultural com tradição religiosa, o folclore do Rancho de Fafe e a estreia do desfile de Trajes de Palha. Em Travassós aconteceu tradição e espectáculo, Cultura do Povo para o Povo, genuína e sentida revelando o legitimo bairrismo das gentes daquela freguesia que procura afirmar-se também por via de uma actividade ancestral que soube preservar até aos nossos dias.
Saber aproveitar os recursos tradicionais e históricos é decisivo para a emancipação das Terras de Fafe. A Cultura Autóctone não pode ser "profanada" por factores externos sob pena das Terras perderem a sua identidade cultural que é exclusiva.

  1. PARTICIPANTES NO DESFILE



















VENCEDORES? 
FORAM TODOS: ORGANIZADORES, PARTICIPANTES E AS GENTES DE TRAVASSÓS!



Reportagem oficial Fotografia e Vídeo




















     


1 comentário:

viagem disse...

É com orgulho e admiração que verifico que vários são os que se esforçam pela promoção da minha terra. Bem hajam!