NAVEGUE PELO BLOGUE

1 de setembro de 2013

VOLTA A PORTUGAL EM BICICLETA PASSOU POR FAFE EM 1938

Filipe de Melo corta meta de Fafe na VII Volta a Portugal em Bicicleta (1938)

Já aqui referimos a primeira passagem da “Volta” pela Vila de Fafe em 1932. Seis anos depois, em tarde de segunda-feira dia 15 de Agosto os fafenses voltaram a receber a caravana ciclista, desta feita a VII edição de uma prova cada vez mais popular, também em Fafe.

O jornal “O Desforço” de 14 de Agosto de 1938 descreve o entusiasmo da população local: «O entusiasmo, por aí, é grande, pois com a etapa para almoço e descanso – os ciclistas, jornalistas, fotógrafos, encarregados de filmagem, carro da Emissora Nacional, etc., permanecerão nesta vila algumas horas, que serão alegres e festivas.» e avisa: «Torna-se da máxima conveniência que no próximo dia 15, das oito ás 15 horas, não «passeiem» por essas ruas galinhas, porcos ou outros animais que, prejudicando a corrida, podem originar qualquer desastre aos ciclistas». O mesmo periódico afirma ainda que: «O publico deste concelho – estrada incerta ainda- prestará um bom serviço aos esforçados corredores postando-se ás margens das estradas com cântaros cheios de água e copos de alumínio ou esmalte para humanamente suavizar a sede aos ciclistas que lha pedirem».

EM FAFE FOI IMPONENTE A RECEPÇÃO FEITA Á CARAVANA CICLISTA

Foi com este título que “O Desforço” de 26 de Agosto de 1938 deu a notícia da passagem, por Fafe, da VII Volta a Portugal em Bicicleta, organizada então pelo “Diário de Noticias” e “Sports”.
Logo pela manhã do dia 15 de Agosto, muitas centenas de pessoas juntaram-se no centro da vila: «Parecia uma manhã festiva á lendária Senhora de Antime…». Vindos da cidade do Porto os ciclistas chegaram à “Praça Oliveira Salazar” pelas 12h30. «O primeiro a cortar a meta foi o popular Filipe de Melo, do Sporting de Lisboa, seguido do campeão e fundo Joaquim Manique, Cézar Luiz, José Albuquerque – destemido trepador, que envergava a camisola amarela – e, colado a este, em quarto lugar, o simpático José Maria Nicolau, do Benfica, veterano que corre pela ultima vez…».

No final, Filipe de Melo recebeu a Taça da Câmara Municipal e 150$00; Joaquim Manique, Cezar Luiz a Jorge Moreira (o primeiro do Norte) levaram 100$00 cada. Para além destes primeiros prémios foram distribuídos outros de valor significativo.
Pelas 16h00 a caravana deixou Fafe e seguiu em direcção a Chaves.
Foi em grande ambiente festivo, com a animação musical pela Banda de Golães, foguetes e euforia popular que Fafe assistiu, pela segunda vez, à passagem, desta feita com meta, da Volta a Portugal em Bicicleta, há 75 anos!

A foto aqui reproduzida, Filipe de Melo a cortar a meta de Fafe, é pertença do Centro Português de Fotografia e encontra-se guardada no Arquivo Nacional da Torre do Tombo em Lisboa.

Sem comentários: