NAVEGUE PELO BLOGUE

13 de outubro de 2013

MOVIMENTO “EM DEFESA DA MEMÓRIA FAFENSE” VISITOU “CASTRO DE SANTO OVÍDIO”


Grupo participante na visita ao Povoado Castrejo de Santo Ovídio
Foto de Ivo Borges



Integrada no programa “À Descoberta do Património” um grupo de 25 pessoas empenhadas na defesa da memória colectiva de Fafe partiu para o terreno realizando uma visita ao Povoado Castrejo de Santo Ovídio que teve lugar na tarde de sábado, 12 de Outubro. Uma demorada visita conduzida por Jesus Martinho, activista do movimento cívico que pretende ter um papel activo na salvaguarda, estudo, valorização e divulgação do Património Cultural concelhio, tantas vezes votado ao abandono, ameaçado, acabando por ser destruído. As ruínas arqueológicas do Povoado Castrejo de Santo Ovídio, mesmo às portas da cidade, encontram-se ameaçadas tornando-se urgente realizar uma acção eficaz que permita parar o processo de deterioração do conjunto arqueológico trazido à luz do dia nos anos 80 e mereceu a classificação de Imóvel de Interesse Público.

O movimento cívico “Em Defesa da Memória Fafense” com mais de três centenas de simpatizantes vai avançar, de imediato, com a criação de uma associação com personalidade jurídica visando, através de parcerias com outras instituições locais e regionais, contribuir para a defesa de valores culturais genuinamente fafenses.

O Património Histórico, Etnográfico e Natural serão as áreas principais de intervenção da associação que surgirá até final do corrente ano.
Fafe não pode continuar a perder a sua herança patrimonial, a sua memória colectiva que, afinal, é a sua identidade cultural.
Os promotores do movimento apelam para uma maior participação dos fafenses neste processo de salvamento e revitalização da cultura genuinamente fafense.



ADIRA AO MOVIMENTO

VAMOS CONSERVAR A NOSSA MEMÓRIA!


Sem comentários: