NAVEGUE PELO BLOGUE

21 de novembro de 2013

CINECLUBE DE FAFE PROMOVE VIII JORNADAS DO CINEMA E AUDIOVISUAL






O Cineclube de Fafe vai promover, de 25 de Novembro a 1 de Dezembro, as VIII Jornadas de Cinema e Audiovisual de Fafe, que integra também a terceira edição do Fafe Film Fest (FFF). A iniciativa tem a parceria do município de Fafe.
O programa, à margem da vertente competitiva do Fafe Film Fest, incidirá especialmente na evocação dos 50 anos da Guerra Colonial, que deflagrou em Angola (1961), Guiné (1963) e por último em Moçambique (1964). A guerra em África está a ser evocada em Fafe, desde Abril e até idêntico mês do ano que vem, com um conjunto de iniciativas englobando o município, o Núcleo de Artes e Letras de Fafe e associações de ex-combatentes.
Ao longo de toda a próxima semana, serão exibidos alguns filmes que versarão temáticas sobre a guerra em geral e em especial a Guerra Colonial. As sessões terão lugar na Sala Manoel de Oliveira, nas noites dos dias 25 a 29 de Novembro de 2013, com início às 21h30, e entrada gratuita.

O programa é o seguinte:

Dia 25 – Non' ou A Vã Glória de Mandar, de Manoel de Oliveira
Dia 26 - Cartas de Angola, de Dulce Fernandes
Dia 27 - Quem vai à Guerra, de Marta Pessoa
Dia 28 – Ninguém Nasce Soldado, de Yo Willens | Filme/debate com José Manuel Lages, Director científico  do Museu da Guerra Colonial
Dia 29 - Nascido a 4 de Julho, de Oliver Stone


Cine-concerto com Celina Tavares


Entretanto, no âmbito da programação do Fafe Film Fest 2013, que decorre no fim de semana, a proposta para a noite do dia 30 de Novembro, recai no Cine-Concerto 'Cartografias [casa interior]' com Celina Tavares (voz) e José Miguel Costa (piano), pelas 22 horas, na Sala Manoel de Oliveira.
A entrada custa 5 euros, sendo que um euro de cada ingresso reverterá a favor da Delegação de Fafe da Cruz Vermelha Portuguesa.
Reservas para o número de telemóvel 927 940 500 ou para o endereço electrónico cineclubedefafe@gmail.com.
“Cartografias” é um cine-concerto cativante pensado no reencontro com a identidade portuguesa, as suas múltiplas raízes, fronteiras, encantos e desilusões. É um espaço onde a música e o cinema se aliam para nos mostrarem percursos feitos e percursos possíveis nas Índias que desejamos, temos [somos] e cumprimos de um modo imperfeito mas sempre melhor.
Cruzando diferentes geografias, do Brasil colonizado ao Brasil irónico e folião, das colónias africanas à Durban de Pessoa (e deste aos seus heterónimos), da França e de todo um mundo de tamanhas ilusões emigrantes aos portos do Portugal-saudade do fado e de imperiais desejos, Cartografias [casa interior] leva-nos numa intensa, emotiva e extraordinária viagem aos labirintos de nós mesmos, iluminada pela singular voz de Celina Tavares.
No âmbito da Programação do Fafe Film Fest 2013, o Cineclube de Fafe Promove:
      
 Workshops


No âmbito ainda do Fafe Film Fest 2013, realizam-se duas oficinas relacionadas com o cinema.
Uma delas intitula-se “Mobi Curtas”, tem 16 horas de formação e vai desenrolar-se na Casa Municipal de Cultura de Fafe, no sábado, 30 de Novembro e no domingo, 01 de Dezembro, tendo como formador Miguel Arieira.
A acção dirige-se a todos os interessados maiores de 15 anos, sendo admitidos apenas 12 participantes.
As inscrições são gratuitas e devem ser efectuadas até 27 de Novembro, através do contacto eletrónico cineclubedefafe@gmail.com ou para o telemóvel 925 758 662.
A segunda formação designa-se “filmes com telemóvel” e é orientada por um formador da AO NORTE, em local a definir, num período de dois dias consecutivos, no horário das 09:30h às 13:00h e das 14:30h às 19:00h, que ajudará a fazer um filme com uma duração máxima de um minuto. A rodagem e edição são efetuadas no local.
É destinado a todos os interessados.
Material necessário para participar (por grupo de 2 pessoas) - telemóvel com câmara de filmar, computador portátil e auscultadores ou auriculares. No caso de o telemóvel não ter cartão micro DS nem Bluetooth, cabo de ligação para ligar o telemóvel ao computador. Os resultados serão disponibilizados na plataforma Lugar do Real.
Inscrições prévias. Deverão ser feitas em grupos de 2 pessoas – máximo 12 pessoas (6 inscrições).


Fonte: Município de Fafe

Sem comentários: